Lavoura mais resistente às pragas, como proceder?

O uso de fertilizantes foliares à base de extratos vegetais sintetizados garante maior proteção, produtividade e qualidade do milho safrinha.
Corn Plantation Food

Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 11h00

Última atualização em 16 de fevereiro de 2024 às 11h00

Acompanhe tudo sobre Lavoura e muito mais!

Emerson Castro
Representante comercial Nim Brasil

Temos aqui, nesse tripé, o Sistema Caramuru, que propicia, veremos a seguir, a indução de resistência tão importante e necessária, principalmente para a segunda safra.
Ou seja: 1 – Nutrição foliar, 2 – Melhora da qualidade do solo/disponibilização de nutrientes, maior enraizamento e 3 – Controle de pragas com redução de inseticidas convencionais.

Nutrição das plantas

As plantas têm a capacidade de absorver pelos seus estômatos (termo derivado de estoma, palavra grega que significa “boca”), ou seja, as folhas das plantas têm várias/milhares de “bocas”.
Porém, essas “bocas” são muitíssimo pequenas, ocupando entre 1 e 2% da área foliar total, ou seja, para se obter excelentes resultados com uma nutrição foliar, são essenciais os produtos que atendam a essas estruturas.
Assim, se os nutrientes não estiverem com um “balanceamento” em sua fabricação, e qualidade nas matérias-primas, essas “bocas” não terão a capacidade de absorver/comer e, portanto, os resultados muitas vezes deixarão a desejar.

Foliar é tudo igual?

Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Foliar é tudo igual”, ou: “Eu uso foliar para atender a recomendação que me foi passada, mas, aplicar ou não, pra falar a verdade, não dá diferença!” Pois é, amigo(a), isso é uma constante.
Realidade essa que nossa equipe tem desmistificado em campo há quase 20 anos – sim, é possível aumentar muito a produtividade/qualidade quando se tem fertilizantes foliares à base de extratos vegetais sintetizados com os 12 principais micro e macronutrientes de forma balanceada, em micropartículas, para se obter: precocidade, vigor, maior enraizamento, altas produtividades e melhor qualidade, alta sanidade, com maior resistência a situações de estresse, como altas temperaturas.
Temos, então, a indução de resistência, além da redução de 80 a 100% dos inseticidas químicos convencionais, usando o óleo de neem concentrado da empresa Nim Brasil, juntamente com o Protect Sil.

Protect Sil – Silício

Estudos, e também nossa prática, revelam a influência do Protect Sil na resistência ao ataque de insetos, nematoides e microrganismos, maior resistência à seca, salinidade, além de contribuir para a melhora do estado nutricional, regular a evapotranspiração e aumentar a eficiência fotossintética das plantas.
Protect Sil é um excelente indutor de resistência, aplicado diretamente nas folhas, deixando-as mais rígidas/duras, dificultando assim a ação de patógenos e dos insetos. Muitos deles morrem por inanição, como lagartas, cigarrinha, mosca-branca, etc.
Ainda, nota-se melhora da arquitetura das plantas, e o produto ajuda a aliviar o estresse causado por escassez de chuvas e altas temperaturas.
Te convidamos a conhecer nossa linha de fertilizantes foliares, bem como nossos condicionadores e bioprotetores (Sistema Caramuru).
Utilizando o óleo de neem concentrado da marca Nim Brasil juntamente com o Protect Sil, para o controle de insetos, reduzimos expressivamente o uso de inseticidas químicos convencionais, e normalmente reduzimos também o número de pulverizações, com isso diminui os custos de manejo com aumento da lucratividade para o produtor.
Temos a mais completa linha de fertilizantes foliares do mercado para todas as culturas. Venha conhecer!

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Grupo Santa Clara lança bionematicida com combinação exclusiva de bacilos para combater nematoides em cana-de-açúcar

2

PI AgSciences estreia no PA SUMMIT 2026 – 13º DIA DE CAMPO, em Mato Grosso

3

Governo de SP inicia etapa decisiva para ingresso de 37 novos pesquisadores científicos do agro

4

“A força de nossas raízes” é tema da Agrishow 2026

5

Microesferas com cascas de jabuticaba e pequi da Unicamp aumentam a estabilidade de probióticos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Centro de Pesquisa do Grupo Santa Clara

Grupo Santa Clara lança bionematicida com combinação exclusiva de bacilos para combater nematoides em cana-de-açúcar

Divulgação

PI AgSciences estreia no PA SUMMIT 2026 – 13º DIA DE CAMPO, em Mato Grosso

Divisão de pesquisa e desenvolvimento de solos e pesquisas de fertilizantes IAC. Campinas-SP. Foto: Gilberto Marques/SAA

Governo de SP inicia etapa decisiva para ingresso de 37 novos pesquisadores científicos do agro

Câmara de captura de emissão de óxido nitroso por lavoura de feijão em sistema ILP. Foto: Márcia Thaís

Fixação Biológica de Nitrogênio reduz em 50% a emissão de óxido nitroso em lavoura de feijão no Cerrado