Lançamento – Primeiro porta-enxerto para goiabeira resistente ao nematoide

Publicado em 28 de junho de 2019 às 08h12

Última atualização em 28 de junho de 2019 às 08h12

Acompanhe tudo sobre Biológico, Colheita, Controle biológico, Enxertia, Fruta, Goiaba, Manejo Integrado, Nematoide, Plantio, Solo, Transplantio e muito mais!
Crédito Embrapa Semiárido

Após quase 10 anos de pesquisa, a Embrapa disponibiliza a primeira tecnologia altamente eficiente para o controle do nematoide-das-galhas, que é, atualmente, o principal desafio da cultura da goiaba no País.

A cultivar BRS Guaraçá é uma planta híbrida, que mistura características de goiabeira e araçazeiro, para ser utilizada como porta-enxerto. De acordo com o pesquisador da Embrapa Semiárido, Carlos Antônio Fernandes Santos, a tecnologia é a melhor opção para o enfrentamento da nematose da goiabeira, pois tem demonstrado resistência ao patógeno e alta compatibilidade com as mais importantes variedades comerciais.

A origem

Até o momento, as estratégias buscadas pelos grupos de pesquisa de diversos lugares do País para a solução deste grave problema fitossanitário envolviam métodos de controle biológico, manejo integrado e aplicação de inseticidas, apresentando resultados limitados ou ineficientes. Também foi testado o uso do araçazeiro como porta-enxerto, porém, com baixa compatibilidade às cultivares de goiabeira.

O grupo de pesquisadores da Embrapa Semiárido, formado também por José Mauro da Cunha e Castro e José Egídio Flori, decidiu, então, investir em um estudo pioneiro para a obtenção de híbridos que reunissem a resistência ao nematoide, característica do araçazeiro (Psidium guineense), e a compatibilidade com as variedades comerciais conferida pela goiabeira (P. guajava).

O híbrido resultante desse cruzamento possui 50% do genoma de goiabeira, minimizando a incompatibilidade com as cultivares copa, entre as quais o baixo porte do araçazeiro. “A BRS Guaraçá apresenta planta de grande vigor, o que a torna ideal para ser usada como porta-enxerto”, explica Carlos Antônio.

Avaliações

Nos testes realizados no Campo Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), a BRS Guaraçá apresentou completa ausência do nematoide em sua fase infectiva, após cinco anos do transplantio, e mesmo na presença endêmica do patógeno no solo.

Já em áreas de produtores, os estudos identificaram, nas plantas pé franco, um número 500 vezes maior do nematoide, em comparação com o híbrido.

Nas avaliações do enxerto da BRS Guaraçá com as principais variedades comerciais de goiabeira – “Paluma” e “Pedro Sato” –, não foram observadas exsudações, rachaduras no caule das plantas enxertadas ou diferenças de diâmetro no local da enxertia, indicando a sua compatibilidade.

As cultivares enxertadas apresentaram produção em torno de 40 toneladas de frutas por hectare, em colheitas realizadas 30 meses após o transplantio, e altura das plantas superior a dois metros.

Como obter

A Embrapa está atualmente em fase de licenciamento e disponibilização do material para os viveiristas contratados, por meio de edital, para comercialização da cultivar BRS Guaraçá.

A lista e os contatos dos licenciados, bem como outras informações sobre o porta-enxerto, estão disponíveis em https://www.embrapa.br/semiarido/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4721/brs-guaraca—porta-enxerto-de-goiabeira-resistente-ao-nematoide-meloidogyne-enterolobii.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Visita técnica do 22° Encontro Nacional de Viveiristas destaca o que 32 anos de viveiro ensina: lições de resiliência e amor ao campo

2

Cacau de Rondônia se consolida como nova fronteira produtiva e atrai estudos em irrigação de precisão

3

Agro paulista registra superávit de US$16,8 bi nas exportações

4

Ital recebe o público neste sábado (18) com exposição, interações e visita guiada

5

Grupo Orion lança novo site com foco em usabilidade técnica e conteúdo estratégico

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

cacau

Cacau de Rondônia se consolida como nova fronteira produtiva e atrai estudos em irrigação de precisão

Laranja - Crédito: shutterstock

Exportações 2025/26 de suco de laranja começam em ritmo lento

maxximudas (1)

Royal Royce: o futuro chegou!

cacau (Pequeno)

Emater-MG faz levantamento inédito sobre a safra de cacau em Minas Gerais