John Deere e FAHOR inauguram Centro Regional de Treinamento de Horizontina

Divulgação
Acompanhe tudo sobre Máquinas e muito mais!

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, em parceria com a Faculdade Horizontina (FAHOR), expande estrategicamente o Centro Regional de Treinamento de Horizontina. O local oferece capacitação para profissionais da Rede de Concessionários da marca, e o convênio entre as instituições permite que os instrutores atuem internacionalmente, ministrando cursos na Região Sul do Brasil e em países como Argentina, Paraguai e Uruguai.

A nova estrutura tem 3.150 m², com seis salas de aula modernas e um Centro de Soluções Conectadas (CSC). Nesse espaço, os alunos aprendem na prática como funciona o trabalho dos concessionários, que reúnem e organizam dados das máquinas para garantir a conexão com todo o ecossistema da companhia. O local também conta com uma fazenda experimental de 15 hectares, totalmente conectada, onde são cultivados milho, soja e aveia. O Centro de Treinamentos dispõe de 20 equipamentos John Deere com tecnologias digitais de última geração, permitindo atividades em condições reais de produção. Além disso, estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia da FAHOR utilizam o espaço para aulas práticas.

Nesse Centro de Treinamento, as aulas são ministradas em português e em espanhol. Os cursos entregues são de operações e ajustes; sistemas técnicos e diagnóstico de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras; tecnologias avançadas de agricultura de precisão; e eletrônica, motores e transmissões John Deere. Além disso, é realizada a certificação dos programas JD Tech e CDI (Instrutor Certificado do Concessionário), que viabilizam um conhecimento mais amplo para novos profissionais e clientes John Deere.

“A iniciativa está alinhada à estratégia de Gestão do Conhecimento da John Deere, que vem ampliando sua capacidade de entrega de treinamentos e investindo em soluções educacionais em parceria com instituições como SENAI, universidades e centros de inovação”, afirma Emanuel Ritter, gerente de Treinamento da John Deere Brasil. Em 2025, mais de 600 profissionais já foram capacitados e a nova estrutura tem condições de atender até 3 mil pessoas por ano, o que deve superar em apenas dois anos o total de participantes treinados desde o início da parceria, há mais de uma década.

Horizontina foi escolhida estrategicamente por sua localização privilegiada para atender os estados do Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, além do Norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Reconhecida como o berço da mecanização agrícola no país, a cidade reúne capital humano qualificado e forte conexão com as raízes do agronegócio brasileiro.
 

“A ampliação do acordo com a John Deere consolida a missão da FAHOR de transformar vidas e realidades por meio da educação. Essa parceria estratégica amplia as perspectivas de ambas as organizações e entrega melhor preparação profissional para atuar em negócios de classe mundial. A FAHOR e o município de Horizontina são, definitivamente, um polo internacional de formação de pessoas que impulsionam a inovação de alto impacto na melhoria da qualidade de vida, do trabalho, do agronegócio e na construção do futuro em bases cada vez mais sólidas”, ressalta Marcelo Blume, vice-diretor da FAHOR.
 

Durante a inauguração, a SLC Máquinas anunciou sua intenção de se unir ao convênio, reforçando seu compromisso com a capacitação profissional e a inovação no setor. “O Sul do Brasil é uma região de grande relevância e resiliência, e queremos contribuir para esse processo de formação. Com a entrada da SLC, o grande diferencial será possibilitar que clientes e a comunidade também tenham acesso aos treinamentos no Centro, tornando Horizontina um verdadeiro polo de conhecimento, onde tecnologia e aprendizado se transformam em resultados concretos”, afirma Anderson Strada, CEO da SLC Máquinas.
 

A unidade de Horizontina soma-se a outros cinco Centros de Treinamentos da John Deere no Brasil, localizados em Campinas (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO) e Várzea Grande (MT). Além disso, a empresa conta com espaços de capacitação na Argentina (Rosário) e no México (Monterrey e Querétaro), consolidando sua presença estratégica na América Latina.

Parceria

A colaboração entre a John Deere e a FAHOR teve início em 2012, com a utilização de parte da estrutura da faculdade para treinamentos, envolvendo duas salas de aula, um laboratório de tratores, outro de colheitadeiras e o pavilhão da oficina.
 
Nos anos de 2023 e 2024, essa cooperação foi fortalecida com a chegada de novos instrutores, um auxiliar administrativo, um laboratorista da FAHOR e um instrutor líder da John Deere, todos dedicados à oferta de cursos para a Rede de Concessionários da marca. Além disso, as áreas físicas destinadas a salas de aula, laboratórios e ao campo de práticas com máquinas foram ampliadas, garantindo ainda mais qualidade às atividades.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

2

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

3

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

4

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

5

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Aplicativo da Embrapa para monitorar cascudinho na avicultura com inteligência artificial

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

Crédito Cristiano Soares de Oliveira

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C