Publicidade

Inovações na peletização de biomassa com a Chavantes Peletizadora

Entenda como as peletizadoras da Chavantes estão revolucionando o processamento de biomassa com tecnologia de ponta e atendimento personalizado
Acompanhe tudo sobre Biomassa, Chavantes e muito mais!
Biomassa de Casca de Castanha de Cajú/Divulgação

A Chavantes Peletizadora é uma empresa de destaque no mercado de peletização de biomassa, oferecendo equipamentos robustos e eficientes para a produção de pellets a partir de diversas matérias-primas.

Perguntamos a Henrique Inforzato, gestor de vendas da Chavantes, sobre como a produção de pellets varia conforme o tipo de biomassa utilizada. Segundo ele, a mais comum usada no mercado é a biomassa a base de resíduo de pinus, que tem um poder calorifico alto e não deixa resíduos nas fornalhas de queima. “Já as biomassas compostas por bagaço de cana são altamente abrasivas, resultando em desgaste nas matrizes de produção. Além disso, não são adequadas para queima em fins alimentícios, pois podem deixar odor nos alimentos e gerar uma quantidade significativa de resíduos na fornalha, muito superior à biomassa de pinus. O Eucalipto é bem abrasivo para o equipamento, peletiza-se misturado com pinus e a quantidade de resíduo deixada após a queima também é muito alta em relação ao pinus”, declara.

Biomassa de Casca de Castanha de Cajú/Divulgação

Inforzato cita várias fontes de matérias-primas para biomassa, como: casca de castanha de caju, bambu, fibra de coco, lodo de lagoa de tratamento de esgoto, entre outras.

Os modelos da Chavantes

Com dois modelos, de 125 CV e 250 CV, a empresa possui um portfólio que pode beneficiar os produtores na produção de biomassa. Para cada tipo de biomassa é desenvolvido uma configuração do equipamento mediante ao tipo de matéria-prima a ser peletizada.

A Peletizadora Chavantes conta com um laboratório onde os clientes podem enviar seus produtos para análise pelo corpo técnico. De acordo com Henrique, neste local, o engenheiro responsável desenvolve o processo e ajusta a configuração da máquina de forma personalizada, garantindo que esteja preparada para receber e fabricar pellets de biomassa conforme as especificidades do material apresentado pelo cliente.

As maquinas da organização são preparadas para produzir biomassa de variadas fontes, respeitando a granulometria correta para alimentação da máquina e a umidade correta da matéria-prima, para obter uma excelência no processo.

Publicidade

Resfriadores de pellets e peneira para retirar os finos gerados no processo de peletização também estão no portfólio da Chavantes e auxiliam no processo.

Confiança que vem de décadas

A Chavantes está desde 1977 servindo os clientes de peletização, com uma maneira diferente de trabalho, já que atuam em parcerias com os clientes. O gestor de vendas explica que, antes de fechar a venda do equipamento, são realizados testes com o produto do consumidor para mostrar que o equipamento que está adquirindo aceita o produto apresentado.

“No start do equipamento nossos técnicos acompanham orientando os operadores na regulagem e manuseio do equipamento. Aplicamos um treinamento operacional se assim for da vontade dele e oferecemos esse pacote. Além disso, periodicamente um técnico passa para realizar uma visita, conversando com o operador do equipamento, sanando dúvidas a respeito do processo de peletização”, esclarece.

Quanto às demandas do mercado, Henrique afirma que a Chavantes está sempre atenta a crescente demanda do comércio de peletização. “Fomos pioneiros no desenvolvimento de máquinas para biomassa no Brasil. Estamos sempre inovando e buscando melhorias nos equipamentos para acompanhar essa crescente demanda de produção de Biomassa”, finaliza.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: https://www.chavantes.ind.br/biomassa/

Publicidade

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

máquina solo

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

Leonardo Brusantin, gerente da cultura de cana-de-açúcar da FMC

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Minerva Solidário

Minerva Foods e ABANORTE fortalecem fruticultura familiar e valorizam o selo 100% Nortineiro em Janaúba-MG