IBM lança RFP para ajudar a acelerar soluções globais de gerenciamento de água

A IBM apoiará projetos que podem ajudar a melhorar o acesso à água potável segura para todos

Publicado em 22 de março de 2023 às 07h00

Última atualização em 22 de março de 2023 às 07h00

Acompanhe tudo sobre acelerar soluções, Água, Dia mundial da água, global, IBM, RFP e muito mais!

 A IBM anunciou que está aceitando propostas para os próximos projetos de IBM Sustainability Accelerator, que se concentrará em soluções de gerenciamento de água. O programa aplica tecnologias da IBM, como nuvem híbrida e inteligência artificial, e um ecossistema de especialistas para potencializar projetos focados em populações vulneráveis as ameaças ambientais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 2 bilhões de pessoas estão em países com escassez de água. De fato, na América Latina, cerca de 150 milhões de pessoas já vivem em áreas com este problema, o que corresponde a 23% da população, segundo o Banco Mundial. De acordo com as previsões, esse desafio deve se agravar em algumas regiões, como resultado das mudanças climáticas e do crescimento populacional. O Brasil, por exemplo, já perdeu 15,7% de superfície de água nos últimos 30 anos, conforme dados da MapBiomas.

Divulgação: IBM

Em alinhamento com o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODG) das Nações Unidas, a IBM buscará apoiar projetos que ajudem a melhorar o acesso equitativo à água potável e segura para todos, melhorar a qualidade da água reduzindo a poluição, aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores, proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água, aumentar o gerenciamento de saneamento e reduzir o número de pessoas que sofrem de escassez de água, entre outras finalidades.

O processo da RFP incluirá a contribuição da IBM em diversas disciplinas e dos representantes de organizações, como a Water. org e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Os critérios de seleção irão considerar a capacidade e disponibilidade do candidato para apoiar comunidades que são especialmente vulneráveis a ameaças relacionadas à água, viabilidade técnica, sustentabilidade da solução prevista, além de transparência em medição e relatório, entre outros.

“A tecnologia e o talento são fundamentais para melhorar a gestão da água e beneficiar as comunidades mais vulneráveis”, disse Flávia Freitas, diretora de Responsabilidade Social Corporativa da IBM para a América Latina. “Por meio desses projetos, queremos continuar a trabalhar com as organizações em suas iniciativas de tecnologia para ajudar as comunidades a superar seus desafios relacionados à água”.

A seleção de projetos da RFP deste ano também incluirá a contribuição de Ben Mandell, especialista em Serviços Públicos em Water.org, e Mary M. Matthews, chefe do Ocean Innovation Challenge e chefe interina do Programa de Governança de Água e Oceanos do PNUD, juntamente com outros especialistas aliados. Eles compartilharão sua contribuição e experiência durante todo o processo.

“A inovação no espaço de gerenciamento de água é fundamental para atender ao SDG 6 da ONU”, disse Mandell, um dos juízes da seleção de coorte de água. “As iniciativas da organização selecionadas para participar do IBM Sustainability Accelerator terão uma oportunidade significativa de causar um impacto com a ajuda da tecnologia, do conhecimento e da rede da IBM em seu grande ecossistema de parceiros”.

Ações sem fins lucrativos e governamentais focadas no gerenciamento de água podem aplicar à RFP de 14 de março até o final de maio de 2023. Os participantes selecionados serão anunciados em novembro deste ano.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

2

Manga Shelly: a variedade premium que conquista o mercado mundial

3

Tarifaço causa queda de 28% nas exportações da piscicultura brasileira no 3º trimestre

4

Brasil reforça protagonismo na olivicultura em encontro do Conselho Oleícola Internacional

5

Conexão Abisolo 2025 destacou pesquisa, inovação e sustentabilidade

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA