Hortitec 2024: soluções da BASF para proteção dos plásticos apoiam agricultura sustentável

Aditivos BASF protegem plásticos da radiação UV e auxiliam produtores rurais a produzir de forma sustentável
Acompanhe tudo sobre BASF, Hortitec 2024 e muito mais!
Divulgação

Produtos que oferecem proteção e longa vida aos plásticos agrícolas fazem parte do portfólio de soluções da BASF que será levado à edição deste ano da Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que será realizado entre 19 e 21 de junho, em Holambra. A empresa destaca a tecnologia Tinuvin® NOR®, estabilizantes à luz inovadores e de alta performance para os filmes utilizados em plasticultura, podendo estender a vida útil de filmes que estão expostos à radiação solar intensa, calor e agroquímicos.

As soluções convencionais de estabilização a luz não são eficazes nessas condições desafiadoras, devido à sua limitada resistência aos agroquímicos, enxofre elementar e produtos de desinfecção. “Quando os filmes estão expostos à intensa radiação solar e aos agroquímicos, uma série de reações complexas em cadeia fazem com que os plásticos agrícolas comecem a se degradar e, finalmente, se tornem quebradiços, podendo até romper. Quando adicionados ao polímero, os estabilizantes a luz Tinuvin® NOR® neutralizam essas reações em cadeia complexas e interrompem a propagação da reação. Isso protege os filmes agrícolas, em particular as coberturas de estufa, e amplia sua durabilidade” explica Daniella La Torre, especialista técnica de aditivos para plásticos da BASF.

O plástico é utilizado em uma ampla gama de aplicações na agricultura, como as coberturas de estufa, filmes para mulching, tubos de irrigação e para silagem. A proteção e durabilidade dos filmes plásticos estabilizados com aditivos da linha Tinuvin® NOR apoiam o aumento da produtividade, da qualidade do cultivo e reduzem o desperdício de plástico, tornando os agricultores mais competitivos.

Um dos destaques do portfólio é o estabilizante Tinuvin® NOR® 356, que beneficia os agricultores que utilizam tratamento de culturas com enxofre elementar e os compostos aprovados para agricultura orgânica certificada para prevenir doenças de plantas e a fertilização do solo, pois protege o filme agrícola, beneficiando com maior produtividade e com um cultivo mais sustentável.
Proteção para maior qualidade das bananas

A BASF também vai levar para a Hortitec o filme plástico para proteger as bananas da ação do inseto Tripes. A solução inovadora e sustentável, desenvolvida em parceria com a Braskem e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), protege a qualidade visual da fruta, gerando maior lucratividade ao produtor.

A proteção tem ação repelente graças a um aditivo anti-UV e deve ser colocada desde a formação da flor da banana até a colheita para evitar o ataque do Tripes, que causa marcas e erupções na casca da banana. O filme de rápida instalação, pode ser reutilizado por duas safras e é 100% reciclável.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

2

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

3

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

4

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

5

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Aplicativo da Embrapa para monitorar cascudinho na avicultura com inteligência artificial

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

Crédito Cristiano Soares de Oliveira

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C