Guerra entre Hamas e Israel aumenta tensão aos preços do petróleo e fertilizantes

Além dos conflitos externos, o clima no Brasil também deve impactar produção, produtividade e custos da agricultura.
Soldier from Israel

Publicado em 23 de outubro de 2023 às 11h30

Última atualização em 23 de outubro de 2023 às 11h30

Acompanhe tudo sobre Adubos, Agro, Fertilizantes, Guerra, Hamas, Israel, petróleo, Preço e muito mais!
Alberto Pessina, consultor de mercado e fundador da AgroMove
Crédito Divulgação

Ainda é cedo para falar até quando vai o conflito entre Israel e o Hamas. No agronegócio, apesar de poucos impactos diretos, é essencial considerar os efeitos indiretos, já que a guerra teria o potencial de gerar reflexos significativos nas cotações do petróleo, commodity que exerce grande influência nos preços de fertilizantes e combustíveis, com consequências diretas nos custos de produção e transporte no Brasil.

A recente preocupação do setor produtivo tem como histórico a guerra entre Rússia e Ucrânia, que trouxe uma insegurança incalculável anteriormente no fornecimento de fertilizantes e de grãos.

“Ambas as guerras possuem pouco impacto sobre a cadeia de oleaginosas. Mas se o Irã apoiar o confronto pelo lado do Hamas, pode trazer impactos na oferta de petróleo, afetando as cadeias de combustíveis e fertilizantes, avalia Alberto Pessina, consultor de mercado e fundador da AgroMove.

As importações do Brasil de produtos de origem israelense totalizaram USD 1,1 bilhão de janeiro a setembro deste ano, com destaque para fertilizantes, defensivos e sementes. Dentre esses produtos, pelo menos 44% do valor refere-se à importação de fertilizantes. Atualmente, Israel é um dos principais fornecedores para o Brasil.

“Israel é o segundo maior fornecedor de fosfato e o quarto de KCL e caso as tensões venham a afetar as condições de logística desta região, podemos ter problemas no fornecimento. Lembrando que o petróleo também faz parte da cadeia de nitrogenados. No curto prazo, os estoques estão elevados no Brasil, mas se estas condições piorarem e afetarem as cadeias de distribuição, podemos ter problemas à frente. Precisamos lembrar que esta tensão maior também tende a desvalorizar o real, o que melhora a competitividade de nossos produtos, mas encarece os insumos importados” , conceitua Pessina.

Além dos problemas externos, o agricultor brasileiro segue preocupado com El Niño. O fenômeno climático já tem mostrado os efeitos no campo, principalmente pela falta de chuva na maior parte do país.

“Essa estiagem ocasiona heterogeneidade no plantio e prejudica produtividade das lavouras. Há casos de necessidade de replantio, ou até mesmo de desistência, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e a parte Sul e Nordeste. Nessas localidades os produtores terão que adotar estratégias como parcelar a semeadura tentando diminuir o risco”, sugere Alberto Pessina.

Se por um lado a estiagem preocupa, o excesso de chuvas também prejudica as lavouras. As perdas excessivas pela alta umidade provocam o aumento do risco de doenças de solo, bactérias e fungos, encarecendo ainda mais os custos de produção, principalmente na região Sul. A expectativa é que esse momento melhore em dezembro.

Nesta segunda-feira (23), a consultoria Agromove promove uma live sobre as projeções de preços de boi, milho e soja para as próximas semanas. Para mais informações sobre as tendências para essas importantes commodities, acesse o site: https://materiais.agromove.com.br/cenarios-convite-proxima-sessao?utm_source=Cen%C3%A1rios_Instagram&utm_medium=social&utm_campaign=Cen%C3%A1rios_Instagram

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

2

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

3

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

4

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

5

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Uma das frentes do ReSolu é a conversão de áreas degradadas para a produção de alimentos, fibra e energia

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

Concept Plus representa vacas em fazenda de pecuária de corte

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

Arquivo

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

Varrição do café na prática

Varrição do café: o que é, vantagens e mais