Goiás tem maior produção de feijão das últimas quatro safras e se consolida entre líderes nacionais

Estado se destaca na produção de feijão cores e lidera em produtividade com municípios entre os primeiros do país nas três safras.
Com a segunda maior produtividade média do Brasil, Goiás se destaca com Cristalina na produção total e Flores de Goiás e Formosa entre os municípios líderes em rendimento nas lavouras. Foto: Wenderson Araujo
Acompanhe tudo sobre Feijão e muito mais!

A produção de feijão em Goiás segue em ritmo positivo e deve alcançar, na safra 2024/2025, o melhor resultado desde o ciclo 2020/2021. Segundo análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), com base nos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de que o estado produza 303,1 mil toneladas do grão, resultado impulsionado por um aumento expressivo na segunda safra e pela adoção de tecnologias e boas práticas agrícolas no campo.

Com esse desempenho, Goiás se mantém como o quarto maior produtor de feijão do país e o segundo com maior rendimento médio das lavouras (2,5 ton/ha), atrás apenas do Distrito Federal.

“O feijão é um alimento essencial na mesa dos brasileiros e Goiás tem se destacado pela produtividade e qualidade, com grande protagonismo em todas as fases da produção. Isso é reflexo do empenho dos nossos produtores, da eficiência sanitária das lavouras e do suporte técnico e institucional oferecido pelo Governo de Goiás”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Destaques regionais
Goiás também ocupa o segundo lugar nacional na produção de feijão cores, com 280,6 mil toneladas previstas, alta de 5,4% em relação à temporada anterior.

O município de Cristalina lidera o ranking estadual, com 15,7% da produção total (55,7 mil toneladas em 2023), sendo ainda o quinto maior município produtor do Brasil. Outros municípios goianos também se destacam no cenário de produtividade nacional, na 1ª safra, Flores de Goiás e Cabeceiras ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares. Já Formosa e Planaltina lideram o ranking da 2ª safra, já na 3ª safra, Silvânia e Catalão são os municípios de destaque na safra 2024/25.

Exportações em alta
O mercado internacional também confirma o bom momento da cultura. Em 2024, Goiás registrou o segundo melhor desempenho da série histórica, totalizando 5,7 mil toneladas embarcadas para 12 destinos e um faturamento de US$7,0 milhões.

Em 2025, os embarques seguem em alta, consolidando o Brasil e Goiás como referências globais na produção de feijão. Ao mesmo tempo, as importações brasileiras mantêm trajetória de queda, reforçando a capacidade produtiva nacional e a competitividade do setor no mercado global.

Produções goianas
Informações das principais cadeias agropecuárias do estado estão reunidas na 71ª edição do Agro em Dados, informativo mensal da Seapa, que neste mês destaca a produção de feijão no estado. A publicação está disponível para consulta em: https://goias.gov.br/agricultura/boletins-de-safra/.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

2

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

3

Tipos de graviola: variedades, características e mais

4

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

5

PLC Distribuidora: caixas que fazem a diferença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

PG 26 a 27 (Pequeno)

Equilíbrio nutricional: a base para lavouras mais resilientes e produtivas

Divulgação

Região do Cerrado Mineiro se prepara para celebrar a 13ª edição do prêmio que valoriza os melhores cafés de origem controlada do Brasil

Foto: Divulgação - Bayer

Bayer alerta para a escolha dos híbridos de milho para ganho de produtividade e estabilidade