Fruit Attraction São Paulo: na abertura, especialistas destacam que o mundo quer a fruta do Brasil 

Feira, que acontece até quinta-feira (27), na capital paulista, mostra o protagonismo e o potencial da fruticultura brasileira
Acompanhe tudo sobre Fruit Attraction e muito mais!

O mundo quer a fruta do Brasil. Com esta frase de impacto, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, deu o principal recado de sua fala na abertura da Fruit Attraction São Paulo 2025 – https://www.ifema.es/fruit-attraction-sao-paulo -, nesta terça-feira (25), no SP Expo, na capital paulista. 

Em sua segunda edição, o evento, que é uma co-realização entre a IFEMA Madrid e a Fiera Milano Brasil, e que conta com apoio institucional da Abrafrutas, reúne até a próxima quinta-feira (27) a cadeia produtiva da fruticultura e hortaliças, com foco em conectar produtores e compradores, sobretudo internacionais.

Em sua exposição, Coelho enfatizou a força da fruticultura brasileira, lembrando que o segmento tem cerca de 2,5 milhões de hectares de área de cultivo. “A produção de frutas no Brasil tem volume, diversidade, sanidade, sabor e sustentabilidade, e a Fruit Attraction São Paulo é a plataforma certa para se mostrar isso para o mundo.” De acordo com o dirigente, além, claro do protagonismo do polo produtivo do semiárido nordestino, notadamente o Vale do São Francisco, a fruticultura brasileira é praticada em todo o país, o que demonstra sua capilaridade e variedade além das frutas tropicais.

O CEO da Fiera Milano Brasil, Maurício Macedo, lembrou que neste ano a Fruit Attraction dobrou de tamanho na comparação com a edição de 2024, com o objetivo de se consolidar como um grande hub de comercialização das frutas brasileiras para o mundo. “E este avanço foi possível a partir da união com uma marca sólida, reconhecida internacionalmente, que é a Fruit Attraction Madrid.” Segundo Macedo, com forte presença da agricultura familiar, a Fruit Attraction São Paulo cumpre importante papel de conectar o pequeno e médio produtor de frutas com clientes em potencial – inclusive do exterior, no que foi endossado por Vitor Ferreira do Sebrae, instituição parceira do evento. 

O diretor de expansão internacional da IFEMA Madrid, Jaime Martín, acentuou que a Fruit Attraction São Paulo celebra o enorme protagonismo da fruticultura brasileira. “O Brasil é um gigante em frutas tropicais e esta foi uma das razões pelo qual escolhemos começar por aqui o processo de internacionalização da marca Fruit Attraction”, salientou, acrescentando que: “queremos fazer da Fruit Attraction São Paulo referência global no segmento”. 

:: Autoridades

No fechamento da solenidade de abertura, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, discorreu sobre a presença da fruticultura no estado. “São cerca de 15 milhões de toneladas de frutas produzidas anualmente, com extensa diversidade.” Além disso, Piai citou oportunidades que surgem na cadeia produtiva da fruticultura não somente pela perspectiva do alimento, mas também energética. “Aqui em São Paulo, por exemplo, temos projeto de geração de biometano a partir de efluentes da citricultura.”

Ademais, a governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, pontuou que o estado é responsável pela maior fatia da receita das exportações da fruticultura brasileira, resultado de investimentos em tecnologia, como, por exemplo, a de irrigação, e que do ponto de vista logístico, o Porto de Suape, na região metropolitana de Recife, está apto a desenvolver novas rotas de exportação, diminuindo a necessidade do envio de produtos para embarques nos portos do Sudeste. 

Por fim, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município de São Paulo, Rodrigo Goulart, lembrou que a rica gastronomia da cidade também está representada na Fruit Attraction São Paulo. Com curadoria do “Observatório da Gastronomia”, o espaço gastronômico “Cooking Show” conta com o apoio da prefeitura de São Paulo e da Ade Sampa. A cerimônia de abertura contou, ainda, com as presenças da deputada federal Bia Kicis, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); de Rafael Bueno, secretário de Agricultura do Distrito Federal; e Vitor Ferreira, diretor do Sebrae.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

2

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

3

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

4

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

5

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

1

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

Depositphotos_583129486_XL

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

imagem_2022-06-30_145124434

Pragas e doenças no abacateiro: prevenção e controle