Publicidade

Florestas plantadas: SP é o 2º Estado da federação em área

Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas intensificará atividades em 2023
Acompanhe tudo sobre Florestas, Plantação de florestas, São Paulo e muito mais!
Crédito Eucatex

O Estado de São Paulo possui uma área de 1,252 milhão de hectares com florestas plantadas. Os principais gêneros de árvores comerciais são eucalipto (981 mil ha), pinus (151 mil ha) e seringueira (120 mil ha).

O levantamento foi feito em 2021, com o auxílio de imagens satelitais em uma ação conjunta, contratada pela Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas, a Florestar São Paulo; Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e outras associações estaduais de base florestal.

O estudo apontou que São Paulo é o segundo Estado com maior área de florestas plantadas, atrás apenas de Minas Gerais. “Quando falamos em geração de emprego, o setor florestal paulista é responsável por aproximadamente 150 mil postos, entre diretos e indiretos, de acordo com o Ministério do Trabalho”, explica a engenheira florestal e diretora-executiva da Florestar São Paulo, Fernanda Abilio.

Ações

A executiva conta que em 2023, a associação pretende intensificar ações que fortaleçam o setor dentro do Estado de São Paulo. “A Florestar é a entidade associativa estadual que representa 11 empresas da cadeia produtiva do setor de árvores plantadas e os segmentos industriais que têm a madeira e as fibras vegetais como principal insumo. Entre os objetivos da associação, estão defender o setor e lutar pelos interesses coletivos dos associados, que se dedicam ao manejo sustentável de plantações florestais”, lembra ela.

Considerando a relevância da madeira como matéria-prima para a sociedade e as oportunidades emergentes para o setor de florestas plantadas dentro de uma agenda mundial cada vez mais preocupada com o meio ambiente, a diretora-executiva está otimista.

“Temos grandes oportunidades para inserir a madeira de florestas plantadas como matéria-prima renovável, de origem sustentável, em um mercado de consumo cada vez mais preocupado com a origem e o destino dos produtos. Queremos mobilizar e articular recursos governamentais, econômicos, financeiros e humanos para o desenvolvimento florestal no estado de São Paulo”, conclui Fernanda.

Manoel Browne, diretor de Relações Institucionais, Governamentais e com a Comunidade da Bracell, empresa associada, assumiu recentemente a presidência do Conselho de Administração da Florestar São Paulo para o biênio 2023/2024.

Ele ressalta que “o setor de árvores plantadas tem grande contribuição para o País, desde a geração de empregos e impulsionamento da economia. Mas, ainda há espaço para que o setor possa contribuir, de forma significativa, para ampliar os benefícios dentro da agenda ESG. Vamos atuar para que a Associação exerça com protagonismo no Estado de São Paulo essa agenda positiva”. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

2

Dicas para fazer uma horta doméstica no feriado

3

Aquishow Brasil 2026 volta a Uberlândia (MG) para fomentar a piscicultura no Triângulo Mineiro e região

4

Fungo amazônico pode controlar doenças agrícolas e gerar novos antibióticos

5

Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

A rica biodiversidade da Amazônia é fonte de recursos estratégicos para novos insumos agrícolas e farmacêuticos, e produtos biotecnológicos de última geração. Foto: Felipe Rosa

Fungo amazônico pode controlar doenças agrícolas e gerar novos antibióticos

Após o término da reunião de colegiado que reúne 19 ministérios, a ministra Marina Silva e integrantes do Governo do Brasil concederam entrevista coletiva à imprensa no Palácio do Planalto. Foto: Rogério Cassimiro/MMA

Amazônia tem queda de 35% nas áreas sob alerta de desmatamento entre agosto de 2025 e janeiro de 2026

Fotos: Alexandre Amaral/Emater-MG

Silvicultura impulsiona produção na agroindústria e no campo

floresta-ibf-Telefone

Goiás anuncia plano para ampliar setor florestal e atrair novas indústrias