Floresta com Propósito: Instituto propõe investimento sustentável para transformar o futuro

Estratégia une investimentos que promovam impactos socioambientais e econômicos, alinhados aos valores pessoais e objetivos financeiros
Desmatamento de capoeira na altura do Km 114 da BR-163. À esquerda, a Floresta Nacional do Tapajós.Foto Marizilda Cruppe/Divulgação
Acompanhe tudo sobre Florestas, IBF, Sustentabilidade e muito mais!
Divulgação

A sustentabilidade é uma tendência que domina o mercado financeiro em 2024. Em tempos onde os recursos naturais estão em pauta, o investimento florestal tem ganhado destaque, sendo visto como uma alternativa para minimizar a pressão sobre o ecossistema, contribuindo para a preservação do meio ambiente à medida que também promove o crescimento financeiro.

De acordo com o Mapeamento da Exploração na Amazônia feito pela Rede Simex e divulgado na COP-28, 27% da área de exploração de madeira na Amazônia é ilegal. Essa realidade evidencia a importância de abordagens responsáveis, buscando assegurar a legalidade e sustentabilidade das operações, assim como a necessidade de fortalecer medidas para combater a exploração ilegal de madeira. 

Algumas propostas têm se destacado no mercado, como a do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), que traz o conceito Floresta com Propósito, uma estratégia que tem como referência a conscientização de um investimento que vai além do lucro, e está alinhado aos princípios e valores pessoais de uma forma sustentável, não só econômica, mas também ambiental.

Para Higino Aquino, diretor de desenvolvimento do IBF, os malefícios da extração ilegal da madeira evidenciam a necessidade de uma solução mercadologica. “Floresta com Propósito é uma filosofia que desenvolvemos para transformar o futuro e informar sobre como funciona o trabalho no Instituto, que objetiva suprir a demanda por madeira, focando em uma solução sustentável e consciente.”

Entre as principais consequências da extração ilegal da matéria-prima estão: risco de extinção de animais silvestres devido à perda da biodiversidade ocasionada pela derrubada de árvores e danos ecológicos que afetam a manutenção do clima. 

Neste contexto entra a proposta do instituto com florestas plantadas de Mogno Africano no Polo Florestal de Minas Gerais. “O Mogno Africano é uma espécie que produz madeira nobre de alto valor comercial, que possibilita rentabilidade a longo prazo”, explica Higino. O plantio é legalizado e não afeta a vida de animais silvestres e da flora presente nas florestas nativas. 

De acordo com a projeção do próprio Instituto, 6 hectares de Mogno Africano plantados no Polo Florestal podem gerar um retorno estimado em mais de R$10 milhões ao final do ciclo da floresta, que dura em média 18 anos. A equipe de engenheiros e profissionais especializados em silvicultura são responsáveis pelo preparo de solo, plantio e manejo. “Nós administramos o Polo Florestal de Mogno Afriano em Pompéu, Minas Gerais, com 4,4 mil hectares e mais de 350 investidores”, ressalta. O retorno é de longo prazo e chama a atenção de profissionais, como: médicos, advogados, engenheiros e empresários que fazem parte desta iniciativa focando na aposentadoria ou herança familiar, um público que planeja os investimentos para construir patrimônio.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Risco erosivo, uma constante na agricultura brasileira

2

“A Carne do Futuro” será tema de simpósio nas principais cidades de Mato Grosso

3

Gado no verão: veja como manter o ganho de peso e equilibrar custos de produção na estação mais quente

4

Agritech: soluções para hortaliças em época de plantio

5

Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?