Floração no tomateiro

O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) é uma planta da família das Solanáceas, mesma ...
Floração do tomateiro - Crédito: Alltech

Publicado em 31 de agosto de 2021 às 08h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h43

Acompanhe tudo sobre Cultivo, Floração, Tomate, Tomateiro e muito mais!

Pablo Henrique de Almeida OliveiraMestrando em Produção Vegetal – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)pablohenrickk@gmail.com

André dos Santos MeloMestrando em Entomologia – UFRPEandre.mello004@gmail.com

Dhyene Rayne dos Santos BeckerMestranda em Biodiversidade e Conservação – Universidade Federal do Pará (UFPA)drayneagro@gmail.com

Floração do tomateiro – Crédito: Alltech

O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) é uma planta da família das Solanáceas, mesma família da batata-inglesa, berinjela e tabaco. Dentre os principais fatores que proporcionam uma boa floração à lavoura, pode-se mencionar: a época de plantio e a adubação.

Flores bem desenvolvidas são essenciais para a formação de frutos bem desenvolvidos, por isso, o manejo adequado é primordial para que não haja órgãos florais defeituosos e abortamento de flores e frutos no estádio inicial de desenvolvimento do tomateiro.

A temperatura, a radiação solar, o fotoperíodo e a umidade do solo afetam o período de crescimento e desenvolvimento do vegetal. A época de plantio depende destes fatores, cujos limites variam de região para região.

Condições para o cultivo

A época de semeadura mais adequada é aquela que coincide o período de floração com os dias mais longos do ano, correlacionado com a temperatura e a radiação solar ideais, e com necessidades adequadas de água na planta.

Sob temperaturas menores que 10°C, a planta apresenta menor desenvolvimento, as suas hastes ficam grossas e quebradiças, com número de folhas reduzido, porém, essas folhas são maiores e verde intensa, tendendo para azulado.

Além disso, ocorre um aumento no abortamento de flores e de frutos pequenos. Já em altas temperaturas, as plantas apresentam hastes finas e alongadas, maior emissão de folhas, porém, com menor tamanho e de coloração verde-amareladas. Ocorre também, nessas temperaturas, maior abortamento floral (Brandão Filho et al., 2018).

Portanto, a temperatura média no período de cultivo deve ser de 21°C, podendo tolerar uma variação superior a 10°C e inferior a 34°C (Embrapa, 2006).

Influências diretas e indiretas

O florescimento do tomateiro é pouco influenciado pelo fotoperíodo. No entanto, algumas espécies silvestres desse vegetal florescem em dias curtos. Além disso, a fase vegetativa do tomate é aumentada, quando essa planta é submetida a pouca luminosidade, retardando o florescimento. Já em relação à umidade relativa do ar, para a cultura do tomate ela deve estar situada entre 50 e 70% .

Outro fator importante é a adubação, em que alguns nutrientes podem contribuir para a floração. O cálcio e o boro são essenciais para a germinação do grão de pólen e o crescimento do tubo polínico, que proporcionarão a fecundação da flor.

[rml_read_more]

O fósforo, que é também um nutriente essencial para acelerar a formação das raízes e importante na absorção de água e íons, proporciona efetividade da polinização de das flores, favorecendo mais frutificação, regula a maturação, viabiliza as sementes e aumenta os teores de carboidratos, óleos, gorduras e proteínas.

Resultados práticos em campo

No trabalho de Castro et al. (2003), a adubação com fósforo favoreceu a produtividade de tomate cereja cultivado em sistema orgânico, utilizando (esterco bovino, esterco de galinha, húmus de minhoca e composto orgânico comercial polifértil) irrigado com efluente de piscicultura e água de poço. O nutriente fósforo, segundo os autores, favoreceu a frutificação, impulsionando a produtividade.

O tomateiro, quando está submetido às condições adequadas, apresenta grande produção e produtividade, logo, seu crescimento e desenvolvimento serão favoráveis, sua floração será aumentada e, consecutivamente, terá maior número de frutos.

A nutrição é imprescindível também, pois a suplementação adequada de fósforo propicia aumento do tamanho e peso dos frutos, melhora a coloração e valor nutritivo, além de beneficiar a produtividade.

Erros que devem ser evitados

Deve-se verificar as condições climáticas da localidade que será implantada a cultura, com o intuito de reduzir possíveis problemas de fatores abióticos (temperatura, luminosidade, fotoperíodo, umidade do ar) em relação às exigências do vegetal. Para isso, pode-se utilizar telas de sombreamento para amenizar o estresse nos vegetais.

O fornecimento inadequado dos nutrientes pode prejudicar a produtividade e o desenvolvimento dos frutos, visto que o cálcio e boro são imóveis nas plantas, sendo transcolados via xilema. Assim, é necessário a aplicação desses nutrientes via foliar ou direcionando para o cacho floral.


Dicas

Segundo Brandão Filho (2018), uma prática comum, porém controversa entre os produtores, é a retirada das primeiras flores formadas, permitindo que a planta cresça adequadamente, uma vez que são retirados possíveis drenos de fotoassimilados.

Nesse caso, é satisfatória a condução da cultura sob temperaturas mais elevadas durante o período vegetativo, favorecendo o aumento do crescimento da planta e diminuindo a necessidade de mão de obra para a remoção das flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo