Expansão na produção de cebolas reforça a importância de cultivares híbridas adaptadas

Inovações no setor agrícola impulsionam o rendimento e a qualidade da cebolicultura brasileira
Acompanhe tudo sobre Agricultura sustentável, Brasil, cultivares híbridas, expansão produção cebolas, Segurança alimentar e muito mais!

O mercado brasileiro de cebolas tem apresentado crescimento expressivo, consolidando o país entre os maiores produtores da América Latina. Em 2023, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção nacional ultrapassou a marca de 1,6 milhão de toneladas, destacando o Brasil como um fornecedor importante na região. A cultura da cebola é distribuída principalmente nas regiões Sul, Nordeste e Centro-oeste, sendo Santa Catarina o principal estado produtor, seguido por Bahia e Minas Gerais que juntos respondem por uma fatia significativa da produção nacional.

A necessidade de variedades adaptadas às diversas condições climáticas e à crescente demanda por qualidade têm impulsionado a utilização de sementes híbridas. As cebolas híbridas oferecem vantagens em comparação às cultivares tradicionais, como maior resistência a pragas, doenças e variações climáticas, além de permitir uma maior densidade de plantio por hectare. Com essas características, os produtores podem alcançar produtividades superiores, que, em algumas regiões e condições, chegam a ultrapassar 100 toneladas por hectare, enquanto as variedades convencionais muitas vezes não ultrapassam 30 toneladas.

Segundo o especialista em Bulbos e Raízes da Agristar do Brasil, Samuel Sant’anna, os híbridos se destacam por garantir características como uniformidade, coloração de casca, maior potencial produtivo e melhor aproveitamento do solo, sendo opções viáveis e sustentáveis para a agricultura moderna. “Para garantir um resultado ideal, os agricultores brasileiros têm à disposição variedades híbridas adaptadas para diferentes épocas e regiões, selecionadas para maximizar o potencial da cultura da cebola em cada local”, detalha.

Inovações no setor de sementes híbridas

Entre as empresas que contribuem para esse avanço, a Agristar do Brasil, com a linha Topseed Premium, oferece um portfólio de cultivares híbridas que foram desenvolvidas para se adaptar às necessidades específicas dos produtores brasileiros. São 12 variedades: Andromeda, Aquarius, Canarana, Cattena, Fernanda, Gamay, Lucinda, Rubi, Samurai, Serena, Sirius e Soberana são exemplos de cebolas híbridas bem-sucedidas, amplamente aceitas pelo mercado e capazes de proporcionar colheitas de alta qualidade. Segundo o especialista, essas sementes híbridas têm demonstrado excelente performance em condições de campo, reforçando a segurança e confiança dos agricultores que adotam esses materiais.

“A combinação de pesquisas científicas e o desenvolvimento contínuo de cultivares adaptadas posiciona o Brasil em um cenário de maior eficiência produtiva e sustentabilidade, características essenciais para atender à crescente demanda por cebolas de qualidade e reforçar a competitividade no mercado”, finaliza Sant’anna.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026

2

Manejos do trigo que você ainda não conhece

3

Cultivo orgânico de pimentão

4

Como alcançar alta produtividade em batata-doce

5

Agricultores se equipam com recursos para otimizar irrigação em tempos de chuva 

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

No cenário global de commodities, a margem de lucro está na eficiência

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio

download

Amipa atualiza dados da safra e apresenta projeções para 2025/2026

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros