Estudo avaliou exposição ocupacional de pulverização em citros

Com apoio do Fundecitrus e da Fundag, iniciativa apontou que utilização de cabines em tratores não é suficiente para reduzir exposição a ingredientes ativos durante aplicação de agroquímicos com emprego de turbopulverizadores.

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 10h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h38

Acompanhe tudo sobre Citros, Estudo, exposição ocupacional, Pulverização e muito mais!

O programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia) concluiu, nos últimos dias, o levantamento técnico “Avaliação da Exposição Ocupacional do Trabalhador Durante a Atividade de Pulverização em Citros com Turbopulverizadores”. Realizado com apoio do Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura, e da Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, o estudo foi conduzido pela equipe do pesquisador científico Hamilton Ramos.

Créditos: Divulgação

Resultante de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP em Jundiaí, e o setor privado, o programa IAC-Quepia completou 16 anos. A iniciativa mira o aprimoramento da segurança e da qualidade de equipamentos de proteção individual empregados em aplicações de agroquímicos. Ramos é também o atual diretor do CEA-IAC.

Conforme Hamilton Ramos, na execução do novo estudo foram realizados testes e pesquisas em 8 propriedades do cinturão citrícola do estado de São Paulo, ante diferentes cenários de exposição a agroquímicos, envolvendo a participação de 24 operadores de maquinário apropriado a pulverizações.

“Entre os resultados obtidos, avaliamos que o mais relevante responde a uma pergunta antiga do setor citrícola: dentro da cabine do trator utilizado na aplicação de defensivos agrícolas o operador está seguro frente a exposição aos produtos?”, salienta Ramos. “Concluímos que não: a cabine por si só não é medida suficiente para reduzir riscos ocupacionais desse trabalhador na aplicação de agroquímicos, em citros, com emprego de turbopulverizadores.”

Segundo o pesquisador, outras conclusões do levantamento dão conta de que aplicações de agroquímicos em citros, com turbopulverizadores, aumentam a exposição de operadores durante o preparo da calda de produtos. “No todo das operações, as partes do corpo mais suscetíveis foram o braço direito, a coxa direita e a parte frontal, em virtude dos movimentos que a prática exige do trabalhador”, esclarece Ramos. “Nesta circunstância, a indicação de um equipamento de proteção individual (EPI) específico é fundamental.”

De acordo com Ramos, a pesquisa concluiu ainda que, do ponto de vista geral, operações de aplicações de agroquímicos em citros se mostram seguras, “considerando quase todos os ingredientes ativos analisados”. Apenas um desses produtos, Ramos complementa, demanda medidas protetivas adicionais, específicas, visando a reforçar a segurança de operadores. O pesquisador destaca que os resultados do estudo estão disponíveis para consultas de empresas e especialistas vinculados ao setor citrícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo