Escolha de embalagens e impactos na cadeia

A escolha de embalagens sustentáveis é um passo importante para reduzir impactos na cadeia produtiva.

Publicado em 23 de junho de 2023 às 17h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 17h02

Acompanhe tudo sobre Embalagens, Importância, Sustentabilidade e muito mais!

A linha de conservadoras DaColheita reforça o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens em EPS (mais conhecido como isopor*) ativas, inteligentes e sustentáveis.

As soluções DaColheita apresentam os benefícios para toda a cadeia de valor de produtos frescos, dos produtores ao ponto de venda e um forte apelo para a sustentabilidade em todos esses processos.

Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade, como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem recicláveis.

Contando com o envolvimento de parceiros em toda a cadeia de exportação de frutas que utilizam as conservadoras DaColheita, a Termotécnica realiza a economia circular na prática e fecha o ciclo de logística reversa com a destinação correta e reciclagem das embalagens pós-consumo.

Reciclagem

O EPS é um material plástico 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. Seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.

Membro do Save Food Initiative desde 2004 e uma das poucas empresas brasileiras entre as signatárias deste movimento da FAO (Food and Agriculture Organization), a Termotécnica desenvolve soluções de conservação que estão em linha com esse movimento, contribuindo para redução de perdas e desperdícios de alimentos em toda a cadeia de produção, distribuição e consumo.

Em 2019, a companhia conquistou a premiação WorldStar, concedida pela WPO (World Packaging Organization), um dos mais importantes reconhecimentos do mercado de embalagens, nas categorias Food e Save Food pelos atributos de suas soluções no mercado.

Sem desperdícios

As conservadoras produzidas pela Termotécnica proporcionam uma atmosfera ideal, aumentando a vida útil dos alimentos e, dessa forma, contribuem para reduzir significativamente as perdas mantendo a qualidade e frescor dos FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras) em toda a cadeia.

As conservadoras já são largamente utilizadas pelo mercado de Norte a Sul do País, além de proteger os produtos frescos que são exportados pelo Brasil.

Em resumo, as conservadoras DaColheita contribuem em três frentes de sustentabilidade:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras.

2) Aumento do shelf-life  dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.

3) Contribui para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de CO2 equivalente no transporte, devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

J.Assy redefine eficiência: discos, sensores e dosadores inovadores

2

Plantio perfeito: a revolução da plantabilidade

3

Brasil: o novo protagonista do cacau global?

4

Canibalismo em suínos pode levar à perda de carcaças no abate

5

Webinário discute desafios e oportunidades para a água na agenda climática rumo à COP30

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Fotos: Netafim

Brasil: o novo protagonista do cacau global?

PAD DF 18 de junho de 2020. Granja de suínos. Suinocultura. Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Canibalismo em suínos pode levar à perda de carcaças no abate

Foto: Shutterstock

Webinário discute desafios e oportunidades para a água na agenda climática rumo à COP30

Crédito: Éden Barbosa

Associação Caatinga celebra em 3 de outubro o Dia Nacional da Abelha com foco no trabalho com meliponicultores