Ensaio chancela inseticidas para controlar pragas do cafeeiro

Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 11h00

Última atualização em 14 de fevereiro de 2017 às 11h00

Acompanhe tudo sobre Ácaro, Bicho mineiro, Café, Gestão e muito mais!

Testes comprovaram a eficiência dos inseticidas Klorpan® e Abamex® sobre pragas de peso econômico para a cultura do café

 

CafeEstudos realizados pela equipe técnica da Nufarm concluíram que os inseticidas Klorpan® e Abamex®, distribuídos pela empresa australiana, trazem resultados efetivos no controle da broca-do-café, do bicho-mineiro-das-folhas e também do mais importante complexo de pragas de relevância econômica para a cultura.

De acordo com a Nufarm, além do controle efetivo da broca-do-café e do bicho-mineiro-das-folhas, os campos demonstrativos também avaliaram positivamente a ação dos dois produtos sobre as cochonilhas da parte aérea e o ácaro-vermelho.

“Os dados demonstram que Klorpan® e Abamex® controlam com êxito a um leque de pragas importantes da cafeicultura. Por isso, esses produtos transferem ao produtor uma relação custo-benefício favorável na comparação aos insumos mais utilizados nos dias de hoje nas regiões produtoras do País“, destaca Murilo Borges, engenheiro agrônomo e gerente de inseticidas da Nufarm.

Segundo Borges, Klorpan® é um inseticida de contato e ingestão à base de Clorpirifós, com forte ação de choque e profundidade. Abamex®, acrescenta o agrônomo, é descrito como um acaricida-inseticida de contato e ingestão à base de Abamectina. “Abamex® apresenta formulação avançada e age em profundidade nas folhas, com efeito residual prolongado“, complementa Borges.

Identificada pela primeira vez no Brasil em 1913, na região de Campinas, no interior do estado de São Paulo, a temida broca-do-café é hoje encontrada em todas as regiões produtoras do Brasil.

Borges lembra que se não for monitorada e controlada, a broca-do-café (Hypothenemus hampei) resulta em perdas representativas ao produtor, sobretudo por depreciar o valor dos grãos de café no mercado. De acordo com o Mapa ” Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – responsável pela regulamentação da qualidade e pela classificação do café brasileiro -, a praga ainda interfere fortemente na qualidade da bebida.

Já o bicho-mineiro-das-folhas (Leucoptera coffeella) dissemina-se no Brasil desde o século 19. A praga surge de maneira generalizada nos cafezais e provoca prejuízos de monta principalmente por atacar às folhas do cafeeiro, reduzindo a produtividade.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cultivo orgânico de pimentão

2

Como alcançar alta produtividade em batata-doce

3

Agricultores se equipam com recursos para otimizar irrigação em tempos de chuva 

4

Bastidores da ceia: como a saúde das aves garante a qualidade do frango e do peru que chegam à mesa do brasileiro 

5

Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

No cenário global de commodities, a margem de lucro está na eficiência

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio

download

Amipa atualiza dados da safra e apresenta projeções para 2025/2026

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros