Engenheiro ambiental comemora seu dia com um importante papel na sociedade

Crédito Cristiano Soares de Oliveira

Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 13h21

Última atualização em 30 de janeiro de 2017 às 13h21

Acompanhe tudo sobre Água, Gestão, Oliveira, Sustentabilidade e muito mais!

31 de janeiro

Dia do Engenheiro Ambiental

Crédito Cristiano Soares de Oliveira
Crédito Cristiano Soares de Oliveira

O desenvolvimento econômico associado à sustentabilidade está cada vez mais em evidência. A preocupação crescente com a preservação do meio ambiente se justifica diante das constantes evoluções pelas quais o mundo passa. Os problemas ambientais causados pelo homem, como desmatamento indiscriminado, a ausência de planejamento e a má gestão dos recursos hídricos, levam a um questionamento de como promover um desenvolvimento sustentável. Neste cenário, o engenheiro ambiental, que comemora seu Dia no próximo 31 de janeiro, surge como o profissional responsável por desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente com planejamento, coordenação e gestão da área.

“O engenheiro ambiental tem papel fundamental na construção de tecnologias para a preservação do meio ambiente. Uma das competências deste profissional é buscar soluções para os problemas ambientais, como a crise hídrica por exemplo. Um dos nossos objetivos é reduzir o impacto da intervenção do homem na natureza“, explica o presidente da Associação Mineira dos Engenheiros Ambientais (AMEA) e assessor técnico especializado da Câmara de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), Alírio Mendes Jr. Segundo ele, o engenheiro ambiental estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentábel.

Segundo dados do Crea-Minas, existem mais de 3.300 engenheiros ambientais registrados em Minas. O Crea é o Conselho que regulamenta e fiscaliza o exercício desse profissional. “Os números são altos, pois, das mais de 300 nomenclaturas da engenharia, somos a sétima com maior número de profissionais. Em número de registrados no Sistema Confea/Crea, ficamos atrás apenas de São Paulo“.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em 2014, destacou a engenharia ambiental como a profissão mais promissora dos próximos anos, em razão da recente escassez de água e vários outros problemas ambientais, como a poluição, ilha de calor e desmatamento. Alírio concorda com a projeção e reforça que o mercado atual para o engenheiro ambiental é próspero, no entanto, ele destaca a importância da participação do profissional no Conselho. “A atuação dos engenheiros ambientais no Sistema Confea/Crea é fundamental para que a inserção no mercado e as atribuições profissionais sejam bem definidas“, comenta.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Ampla oferta global de milho em 2025 pressionou preços; etanol de milho ganhou mais espaço na demanda

2

Da curiosidade científica ao “Nobel”: a trajetória da pesquisadora Mariangela Hungria na agricultura 

3

Inovações da biotecnologia

4

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do arraçoamento na maternidade

5

Goiás anuncia plano para ampliar setor florestal e atrair novas indústrias

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-29_162755548

Dicas para o cultivo eficiente da couve-flor

imagem_2022-06-30_140748626

Irrigação aumenta produtividade em citros

imagem_2022-06-29_160218576

Como eliminar a mosca-branca com um manejo integrado?

imagem_2022-06-29_171335924

Quais as variedades de alface para cultivo o ano todo?