Embrapa Rondônia realiza Dia de Campo de Soja

Evento na Embrapa Soja sobre os desafios da liderança brasileira na produção mundial da soja, discutindo sustentabilidade e regulamentações.
Acompanhe tudo sobre Dia de campo, Soja e muito mais!

A Embrapa realizará o seu tradicional Dia de Campo de Soja no próximo dia 13 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 8 horas, no campo experimental da Embrapa Rondônia, em Vilhena, localizado na BR 364, Km 6, sentido Mato Grosso. A participação no Dia de Campo é gratuita e a programação conta com  apresentação de cultivares de soja transgênicas e convencionais, assim como informações sobre o manejo da cultura, comercialização de grãos, Integração Lavoura-Pecuária e forrageiras.

O evento contará, ainda, com a parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), que apresentará aos participantes informações importantes sobre a moratória da soja e classificação de grãos. Estarão presentes Marcelo Lucas da Silva, diretor de administração, Victor Paiva, diretor executivo e a classificadora Claudionice Alves.

O pesquisador Rodrigo Brogin, da Embrapa Soja, destaca que o Dia de Campo é uma excelente oportunidade para troca e atualização de informações sobre a cultura, além de fortalecer os elos entre os principais integrantes do setor.

Soja

A soja é a principal cultura de grãos do estado de Rondônia, com estimativa para a safra 2024/2025 de cerca de 673,4 mil hectares de área semeada e expectativa de produção de mais de 2,34 milhões de toneladas do grão, segundo dados da Conab. Esses dados mostram a contínua expansão da cultura no estado e vale ressaltar que o incremento na área de cultivo está ocorrendo quase que exclusivamente sobre áreas de pastagens, evitando o desmatamento, afirma Vicente Godinho.

Segundo Vicente Godinho, pesquisador da Embrapa Rondônia, nesta safra, além do desafio da convivência da ferrugem asiática da soja, foram detectados mais dois grandes problemas: anomalia das vagens e quebramento de hastes da soja, que ainda estão em estudo e tem trazido grandes transtornos para produtores de algumas regiões, diminuindo a qualidade dos grãos e a produtividade.

Realização e parcerias

O Dia de Campo de Soja 2025 é uma realização da Embrapa Rondônia e da Embrapa Soja e conta com vários parceiros: Instituto Soja Livre, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Senar, Idaron, Aprosoja Rondônia, Sicoob Credisul, Sementes Acampo, Fundação Cerrados, Fundação Meridional, Agroceres Binova, Vitalys, Spraytec, Bioqualitá, Raix, Bience, Stoller, Faron e Uninassau Vilhena.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Estágio na SLC Agrícola: inscrições abertas para o programa 2025/2

2

Óleo de bagaço de oliva: conheça os benefícios dessa nova opção na cozinha

3

Estudo mostra que repetição do fogo ameaça resiliência da Amazônia

4

Cultivo de canola cresce no Sul e bioinsumos impulsionam produtividade

5

Silagem de moringa: alternativa nutritiva e promissora para alimentação de bovinos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Infestação de nematoides nas raízes da soja em lavoura no Mato Grosso

Nematoides na soja em MT: avanço da raça 4+ preocupa e exige manejo urgente

Arquivo

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã

Fileiras consorciadas de café e soja em lavoura no sul de Minas Gerais

Projeto 'Café Soja': como café e soja se uniram após as geadas de 2021

Café consorciado com soja ou milho

Café consorciado com soja ou milho: solo mais vivo, menos custo e lavoura mais forte