Agricultura sustentável e rentável juntas?

A Edalife responde: sim, promovendo saúde no solo.
Arquivo
Acompanhe tudo sobre Sustentabilidade e muito mais!

João Paulo Marques
Engenheiro agrônomo – Edalife

Em um contexto global onde a segurança alimentar e a sustentabilidade são prioridades, a regeneração dos solos e a proteção dos cultivos contra doenças tornaram-se pilares fundamentais da agricultura moderna. Culturas chave como soja, milho, café, cana-de-açúcar e girassol enfrentam desafios relacionados à degradação do solo e à pressão de pragas e doenças.

Existem três pilares fundamentais sobre os quais trabalhar para melhorar a rentabilidade das nossas lavouras:

Conheça bem o seu solo antes de gastar

Realizar uma análise de solo é uma das ferramentas mais poderosas e subestimadas para otimizar a rentabilidade de qualquer cultivo. Esse processo não apenas fornece uma radiografia precisa da saúde do solo, como também permite tomar decisões informadas que reduzem custos, aumentam a produtividade e promovem a sustentabilidade.

Com um bom relatório sobre o estado do solo, você pode saber quais deficiências ou excessos minerais existem, economizando com o que não é necessário e investindo no que realmente agrega valor. Somente com essa informação, o custo da análise já estará amortizado.

Nesse sentido, a Edalife oferece o Estudo Fertility 2.0, um sistema que consiste em uma análise com mais de 35 parâmetros do solo e um relatório completo que abrange desde a situação de cada mineral em todas as suas formas químicas, até estudos de salinidade, qualidade da matéria orgânica presente e atividade biológica, entre outros aspectos. Com essas informações, você saberá como fertilizar de forma adequada, quais tipos de matérias orgânicas são mais adequadas para o seu solo e qual plano de regeneração aplicar para aproveitar ao máximo enquanto recupera seu solo.

Na Edalife, somos especialistas no conhecimento do solo e em criar planos específicos para transformar solos degradados em solos férteis que trabalham a favor do seu bolso.

Gerencie a água de forma eficiente

É fundamental evitar o excesso de umidade, pois isso cria ambientes propícios ao desenvolvimento de patógenos nas raízes. Além disso, uma gestão adequada da umidade do solo aumenta a eficiência dos fertilizantes. À medida que a fertilidade do solo aumenta com nosso plano de regeneração, também melhora a retenção de umidade e a disponibilidade de nutrientes para a cultura. Isso, somado ao uso de sondas de umidade e condutividade elétrica, permite manejar com precisão os parâmetros-chave para obter o máximo desempenho das plantas.

A Edalife oferece ferramentas como o Darkgold®, que ajudam a gerar uma rizosfera mais fértil, mais agregada e com maior capacidade de reter umidade entre as irrigações.

Reduza o uso de fertilizantes químicos

A agricultura moderna é cada vez mais exigente e exige uma análise precisa de custos e receitas para garantir máxima rentabilidade. Os maiores custos de qualquer lavoura são os fertilizantes e os agroquímicos. No caso dos fertilizantes químicos, seu uso contínuo provoca uma perda significativa da fertilidade do solo, pois aumenta a salinidade e reduz a matéria orgânica e a estrutura do solo.

É fundamental trabalhar para reduzir ao máximo o uso de fertilizantes químicos. Hoje, temos a sorte de contar com produtos nutricionais orgânicos dentro do que chamamos na Edalife de Nutrição Regenerativa. Produtos como o N-Vigor, da Edalife, ajudam a reduzir a quantidade de fertilizantes nitrogenados químicos, diminuem a salinidade do solo e aumentam a quantidade de carbono orgânico, regenerando a vida do solo.

Gere plantas fortes e resistentes

David Sánchez, diretor geral da Greenkeeper e João Paulo Marques, responsável técnico da Edalife

Cada vez menos fungicidas e inseticidas químicos estão disponíveis, devido às proibições de diversas substâncias ativas. Isso leva ao uso excessivo dos poucos produtos restantes, que se tornam menos eficazes por causa da resistência das pragas e doenças. É uma espiral perigosa que só pode ser quebrada se atuarmos de forma preventiva, gerando plantas mais resistentes.

Os pontos-chave para conseguir plantas fortes são: solo fértil, fertilização nitrogenada bem controlada para evitar excessos, fertilização adequada à base de cálcio e silício, e o uso de bioestimulantes específicos que ativem os mecanismos de defesa naturais da planta.

A Edalife domina esse conceito com seu sistema X-Trength, que combina três ferramentas complementares para obter as plantas mais fortes: XtronG, Novapro e Ionblue formam o trio definitivo.

Estimule para colher mais e melhor

Além da nutrição mineral e orgânica, é possível estimular as plantas com bioestimulantes avançados que ajudam a direcionar o cultivo conforme a necessidade do momento. Assim, podemos induzir a planta ao processo vegetativo ou reprodutivo, dependendo do tipo de bioestimulante aplicado, ajustando também a fertilização.

Na Edalife, contamos com uma linha de bioestimulantes avançados 100% orgânicos como o Maxicell® e o Essentia®, que levarão sua lavoura a um novo patamar de produtividade e qualidade.

Na Edalife trabalhamos há anos com sistemas inovadores de recuperação de solos e estimulação de culturas. Somos uma empresa com alto conhecimento técnico, o que nos permite desenvolver produtos eficazes e eficientes para uma agricultura moderna focada em melhorar os solos e prevenir grandes problemas, promovendo uma agricultura responsável e de alto valor.

Você pode conhecer nossos produtos em www.edalife.es e ver depoimentos em nossas redes sociais: Instagram ou TikTok. Para mais informações, entre em contato com nosso distribuidor para o Brasil: David Sánchez, e-mail: david@gkbrazil.com.br  ou telefone: (19) 991630078

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

FIMAN 2025: Feira Internacional da Mandioca projeta R$ 250 milhões em negócios em Paranavaí (PR)

2

Eficiência e segurança na gestão de armazéns agrícolas

3

Estratégias de ILPF para enfrentar extremos climáticos são tema do Dia de Campo ILPF 2025 em Iporã

4

SOU DE ALGODÃO: Fendt reforça compromisso com a sustentabilidade

5

Dia de Campo da East-West Seed: tecnologia, lançamentos e visão global em Bragança Paulista

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Integração Lavoura-Pecuária - Crédito Equipe Cocamar Divulgação

Estratégias de ILPF para enfrentar extremos climáticos são tema do Dia de Campo ILPF 2025 em Iporã

Arquivo

UNICA defende início imediato da transição com combustíveis sustentáveis na COP30

plantação de Abacate Margarida

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

Yuzu in Japan.citrus junos

Yuzu: você conhece esse limão?