Do Campo ao Pódio: CESB revelará os Campeões da Soja no mês de junho

Publicado em 7 de maio de 2025 às 06h04

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 15h59

Acompanhe tudo sobre CESB, Soja e muito mais!

O evento é um marco no calendário agrícola brasileiro. Com essas palavras, Daniel Glat, presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), define o Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, que apresenta os sojicultores e os consultores campeões, das cinco regiões brasileiras, da categoria irrigado e também, o grande campeão nacional. É um evento tradicional e altamente aguardado pelo setor reunindo pesquisadores, consultores, produtores, empresas e imprensa especializada para um momento de reflexão, inspiração e atualização técnica de alta performance.

A próxima edição do Fórum será realizada no dia 26 de junho, às 08h30, nos estúdios do Canal Rural, em São Paulo. 

De acordo com Glat, o Fórum é um incentivador das boas práticas agrícolas e um impulsionador da sojicultura nacional.  

“Durante o Fórum, serão apresentados cases de sucesso, com informações valiosas e necessárias para ajudar no equilíbrio entre sustentabilidade e produtividade”, pontua. Podem ser observados também, o lançamento de novas tendências, dados inéditos e recomendações agronômicas validadas em campo.

Sergio Abud, vice-presidente do CESB, destaca que o Fórum é mais do que uma premiação, é uma vitrine das boas práticas que estão moldando o futuro da sojicultura brasileira.

“Com mais uma edição do Fórum, o CESB reafirma seu compromisso em gerar e compartilhar conhecimento técnico de excelência. A integração entre ciência, manejo de precisão, genética, qualidade de sementes e práticas agronômicas sustentáveis é o caminho para romper barreiras de produtividade com responsabilidade econômica e ambiental. Ao reunir os melhores resultados do país, o Fórum fomenta a construção de sistemas produtivos cada vez mais eficientes, rentáveis e resilientes”, afirma Abud.

Desafio – O Fórum CESB será o grande momento de reunião e revelação dos vencedores do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, ou seja, dos melhores produtores e consultores especialistas em soja de todas as regiões do Brasil.

O Desafio é dividido em duas categorias: sequeiro e irrigado. A categoria sequeiro apresentará os campeões regionais (Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste), que concorrerão ao prêmio de campeão nacional. Já a categoria irrigado terá diretamente seu campeão nacional.

Durante o Fórum, serão apresentados e revelados também, os números inéditos de produtividade mediante exposição dos Cases Campeões da Safra 24/25, por parte dos especialistas e membros do Comitê Estratégico Soja Brasil.

Checagem Eco Ambiental – De acordo com Luiz Silva, Diretor Executivo do CESB, todos os campeões do CESB passam por um processo minucioso de checagem eco ambiental na qual práticas ESG voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial são levadas em consideração. 

“Um exemplo é a importante análise de ecoeficiência, que tem como objetivo integrar a Avaliação de Ciclo de Vida e custos para gerar um indicador combinado, seguindo padrões internacionais conhecidos. O escopo da análise engloba todas as fases da produção, desde o cultivo até a colheita e considera insumos agrícolas, combustíveis e água que contribuem para a produtividade auditada”, explica.

Os dados são obtidos diretamente dos produtores, e cada campeão de produtividade é comparado com a média eco ambiental de sua região. Os resultados mostram que os campeões superam suas médias regionais em ecoeficiência, ilustrando o impacto positivo das melhores práticas agrícolas.

O Fórum Nacional de Máxima Produtividade do CESB se tornou um termômetro da evolução tecnológica do agronegócio brasileiro e da capacidade dos produtores em superar limites de produtividade com responsabilidade socioambiental. Todas as informações obtidas pelo CESB serão tratadas com sigilo e confidencialidade, sem divulgação de detalhes específicos das fazendas e em conformidade com as leis vigentes de proteção de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

2

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

3

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

4

Panorama da produção de framboesa

5

Estufas para folhosas: proteção e qualidade o ano todo

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Framboesas vermelhas frescas

Panorama da produção de framboesa