Cultivo de brócolis é otimizado

A variedade híbrida Master, da TSV Sementes, alia precocidade e resistência a doenças para entregar resultados aos produtores em áreas de temperatura elevada.

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 08h40

Última atualização em 27 de outubro de 2023 às 08h40

Acompanhe tudo sobre Cultivo, otimizado e muito mais!

Barreiras climáticas e sanitárias representavam no passado os principais obstáculos para o desenvolvimento de uma determinada cultura. Porém, com o avanço da pesquisa e desenvolvimento de novas sementes e o trabalho de melhoramento genético, foi possível superar essas adversidades.

Crédito: Agristar

É o caso do plantio de brócolis no Brasil. Com as sementes adequadas, ele ganhou versatilidade na época de plantio e na resistência a doenças.

O avanço na tolerância ao frio e ao calor, bem como às doenças que acometem a cultura, faz com que o cultivo de brócolis tenha mais opções de regiões e períodos de plantio para ocorrer, consequentemente elevando a oferta dessa hortaliça ao longo do ano.

Isso coloca o Brasil numa posição de destaque na América do Sul, produzindo aproximadamente a 50% da quantidade total de brócolis do continente, segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM).

Nesse sentido, a escolha da cultivar adequada é primordial para o êxito da produção. Aquela que passa por processo de melhoramento genético sai na frente da disputa, por colaborar para o aumento da flexibilidade no cultivo desta cultura em termos de localidade e período do ano, redução de riscos e por proporcionar maior produtividade no campo e melhorias quanto à qualidade comercial do produto.

Atingir essa versatilidade é possível graças ao desenvolvimento de cultivares mais precoces e tolerantes a temperaturas mais baixas e mais altas, como é o caso dos híbridos. Isso é positivo para o produtor, que, assim, consegue escalonar melhor sua da produção e ser remunerado com melhores preços em determinadas épocas do ano.

Exemplo de sucesso no Rio de Janeiro

A agricultura é uma prática que passou de geração em geração na família do produtor Clébio Ferreira, cuja propriedade está situada na região de Sumidouro (RJ), uma praça não tradicional no plantio de brócolis, principalmente por conta do clima mais quente da região Sudeste.

No entanto, quando passou a utilizar a cultivar híbrida Master, da TSV Sementes, linha da Agristar do Brasil, comprovou que era possível plantar nesse tipo de condição climática. Hoje, cerca de 10 anos depois de começar a utilizar essa variedade em sua lavoura, ele reflete sobre os ganhos que ela trouxe ao seu negócio.

“No início a produção de brócolis era muito comprometida aqui na região, por não termos um clima ameno o suficiente para essa cultura. Um amigo me apresentou o Master e, já sem esperança de obter bons resultados com essa hortaliça, testei na propriedade. O resultado foi surpreendente, pois eles se desenvolveram de forma adequada e foram os melhores produtos que colhi”, detalha.

A precocidade dessa cultivar da TSV Sementes é a característica que mais chama atenção de Ferreira nesse período produzindo brócolis Master.

Segundo o especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar, Silvio Nakagawa, o brócolis híbrido Master pode ser cultivado tanto no inverno quanto no verão, e possui outros atributos que a tornam uma boa opção também em áreas que apresentam doenças típicas dessa cultura.

“Ele apresenta uma cerosidade muito elevada nas folhas, funcionando como uma camada protetora. Isso confere uma tolerância muito maior à Alternaria e a Xanthomonas, doenças que acometem essa cultura, principalmente na época das chuvas ou quando há muita umidade no ar”, pontua o profissional.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

2

Dicas para fazer uma horta doméstica no feriado

3

Aquishow Brasil 2026 volta a Uberlândia (MG) para fomentar a piscicultura no Triângulo Mineiro e região

4

Fungo amazônico pode controlar doenças agrícolas e gerar novos antibióticos

5

Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

A BRS Antonella apresenta alto potencial produtivo, com produtividade semelhante ou superior às cultivares tradicionais mais plantadas. Foto: Patrícia Ritschel

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

Altas temperaturas (manchas vermelhas) no oceano Pacífico Equatorial, como observado entre 1 e 10 de junho de 2023, são características do El Niño. (Fonte: NOAA)

El Niño volta em 2026 e deve ser mais forte

FRUIT_2026_INDY5683-166 (1)

MAPA e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira

1155 AGRICOLA B (Pequeno)

Produção de morango reforça protagonismo da agricultura familiar