CultiBras: como a empresa transforma a fertilidade do solo em produtividade no café

Empresa aposta na fertilidade do solo como estratégia para alta produtividade
Aplicação de gesso agrícola em lavoura de café pela CultiBras
Divulgação CultiBras
Acompanhe tudo sobre Cultibras, Fertilidade, Solo e muito mais!

A produtividade do café no Brasil, maior produtor e exportador global do grão, está diretamente relacionada à qualidade do solo. Em regiões como o Cerrado Mineiro, a atenção à fertilidade se tornou essencial — e é nesse cenário que a CultiBras vem ganhando protagonismo, oferecendo soluções técnicas com alto impacto agronômico.

Nesse contexto, o gesso agrícola vem se consolidando como uma ferramenta essencial para transformar a estrutura e o equilíbrio nutricional do solo, garantindo raízes mais profundas, plantas mais vigorosas e colheitas mais rentáveis.

O papel do gesso

Diversos estudos reforçam a eficácia do gesso agrícola na cafeicultura. Segundo a Embrapa, o uso do gesso melhora a mobilidade do cálcio e do enxofre no solo, essenciais para o desenvolvimento das raízes, especialmente em profundidade, onde o alumínio tóxico normalmente compromete o crescimento.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que áreas tratadas com Gesso Agrícola apresentaram aumento médio de 20% na produtividade do café, além de maior resistência das plantas em períodos de estiagem.

É nesse cenário que se destaca a CultiBras, empresa com atuação nacional e polos de distribuição em Cubatão/SP e recém-inaugurada sua indústria em Serra do Salitre (MG), uma das regiões com maior concentração de rochas fosfáticas que geram a produção de Fosfogesso de alta qualidade no país.

Foto: Divulgação

A CultiBras atua na comercialização e distribuição de Gesso Agrícola, entregando um produto com alto teor de cálcio e enxofre, pronto para atender as demandas específicas da agricultura.

Cultibras: Compromisso sustentável

Mais do que fornecer um insumo, a missão da CultiBras é promover o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, com foco na produtividade, preservação dos recursos naturais e fortalecimento dos produtores rurais. A empresa tem como valores a transparência, a inovação, o respeito ao campo e o compromisso técnico com seus clientes.

Para garantir a eficiência agronômica do seu produto, a CultiBras investe continuamente em pesquisas em parceria com universidades e consultores agronômicos, testando diferentes doses e manejos do gesso agrícola em culturas como o café, soja e milho. “Nosso objetivo é levar informação e soluções reais ao produtor, mostrando como o solo pode se tornar um aliado estratégico na busca por produtividade”, destaca a Dra. Martiliana Freire, consultora técnica da empresa.

Com essa abordagem, a CultiBras não apenas entrega um insumo de qualidade, mas oferece orientação técnica e acompanhamento de resultados, buscando impactar positivamente a realidade dos cafeicultores.

Em um setor cada vez mais competitivo e sensível a variações climáticas, o cuidado com o solo é uma estratégia de sobrevivência e sucesso — e empresas como a CultiBras têm papel fundamental nessa transformação.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cultivo de pimenta dedo-de-moça: você sabe por onde começar?

2

As ervilhas de Mendel e a ciência do século XXI

3

Mercado global de soja e óleos vegetais: relatório aponta tendências para China, EUA, Brasil, Argentina

4

Termotécnica realiza ações de relacionamento e reconhecimento em cooperativas de recicladores que mais captaram EPS (isopor)* pós-consumo

5

Nelore Fest 2025 reúne os vencedores do Ranking Nacional e do Circuito Nelore de Qualidade, em São Paulo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Decio Luiz (Pequeno)

As ervilhas de Mendel e a ciência do século XXI

Créditos Ana Maria Diniz

Mercado global de soja e óleos vegetais: relatório aponta tendências para China, EUA, Brasil, Argentina

Arquivo

Tilápia movimenta 600 mil empregos e responde por 68% da piscicultura brasileira

Divulgação

Biotrop é uma das 10 empresas mais inovadoras do país