Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do arraçoamento na maternidade

Manejo nutricional adequado no pré, durante e pós-parto garante bem-estar, desempenho reprodutivo e leitões mais saudáveis.
Divulgação
Acompanhe tudo sobre o agronegócio no Brasil e muito mais!

Muito se fala sobre o manejo nutricional dos leitões logo após o nascimento, mas e quanto às fêmeas? “O cuidado com as matrizes suínas tem ganhado cada vez mais destaque na suinocultura, especialmente em relação ao arraçoamento, fornecimento de ração e bem-estar durante a gestação e lactação”, afirma a médica-veterinária da Auster Nutrição Animal, Edryene Melo.

Para Edryene, a atenção à nutrição das fêmeas é determinante para o sucesso de todo o ciclo produtivo. “Estamos mudando nossa percepção sobre o papel das fêmeas no processo produtivo. Hoje, entendemos que o manejo nutricional adequado no pré, durante e pós-parto impacta diretamente não apenas a saúde e o bem-estar delas, mas também a qualidade e o desempenho dos leitões desmamados”, destaca a especialista.

Além disso, estudos recentes mostram que fêmeas submetidas à restrição alimentar ou jejum prolongado no período pré-parto são mais suscetíveis a distocias, dificuldades durante o parto. “Partos prolongados aumentam as taxas de natimortos, retenção de placenta e restos fetais, além de elevar a necessidade de intervenções manuais, o que compromete o desempenho reprodutivo futuro. Entre as consequências estão corrimentos indesejados, microabortos e queda na produção de leite”, explica Edryene.

O excesso de alimentação também requer atenção, pois pode levar ao indesejado aumento do escore corporal das fêmeas. Matrizes obesas tendem a ter mais dificuldades durante o parto. “O excesso de alimentos pode prejudicar as contrações uterinas e causar constipação, estreitando o canal de parto e dificultando a passagem dos leitões”, complementa a médica-veterinária da Auster Nutrição Animal.

Para evitar esses problemas, a veterinária recomenda o fornecimento de alimento de forma equilibrada e individualizada. “É fundamental oferecer dieta balanceada, rica em fibras, energia e minerais, ajustada à necessidade de cada animal. No pós-parto, o acompanhamento do consumo é essencial para evitar restrições e garantir adequada produção de leite”.

Além da alimentação, a ingestão de água é um elemento-chave tanto no pré quanto no pós-parto, influenciando o consumo de ração, o aproveitamento de nutrientes e a produção de leite.

Edryene Melo destaca que o parto é um momento desafiador e delicado. Por isso, o uso de fármacos à base de analgésicos pode auxiliar o controle da dor e a recuperação das fêmeas. “Todos esses cuidados com a matriz suína impactam de forma direta os principais indicadores da granja. Um olhar atento para a fêmea na lactação é, na verdade, um investimento na saúde do plantel e na produção de leitões mais saudáveis e de melhor desempenho”, explica.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Óleos essenciais na alimentação de aves: mecanismos de ação e efeitos produtivos

2

Diversidade nutricional de castanhas nativas do cerrado goiano: implicações para o uso tecnológico e valorização da biodiversidade

3

Unicamp abre inscrições para 5 bolsas de Pós-Doutorado voltadas ao setor de Etanol

4

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições Ouro do Ranking Nacional de Nelore

5

Sentimento de aversão ao risco e a oferta abundante mantêm o açúcar sob pressão

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Créditos Shutterstock

Óleos essenciais na alimentação de aves: mecanismos de ação e efeitos produtivos

ACNB-Expoinel-Minas-2026-abre-o-calendario-de-exposicoes-Ouro-do-Ranking-Nacional-de-Nelore-foto-divulgacao-2 (Pequeno)

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições Ouro do Ranking Nacional de Nelore

Embargo ao frango brasileiro

Brasil deve liderar crescimento entre exportadores de frango

vacas Girolando em sistema free stall (Pequeno)

Raça Girolando bate três recordes de registros