Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos

Especialista tratará de Tecnologia de Aplicação e uso de produtos adjuvantes.
Hamilton Ramos / Divulgação
Acompanhe tudo sobre citricos e muito mais!

À frente de cinco programas com abrangência internacional na área de defensivos agrícolas, o pesquisador científico Hamilton Ramos será palestrante do Congresso Internacional de Cítricos 2025. O evento, que ocorre entre os dias 29 e 31 deste mês, na cidade de Güémez, no México, tem entre os patrocinadores a Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas. Ramos fala no evento nos dias 30 e 31, sobre Tecnologia de Aplicação e Uso de Adjuvantes Agrícolas nos Citros, respectivamente.

De acordo com a organização, o congresso tem foco em diversos aspectos técnicos e desafios da citricultura daquele país, entre estes as mudanças climáticas. O encontro resulta de parcerias entre universidades mexicanas e empresas do setor agroindustrial.

Ramos esclarece que um dos temas centrais de suas palestras no evento será uma experiência bem-sucedida que o pesquisador e o Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura – desenvolveram ao longo dos últimos vinte anos. “Reduziram-se volumes de calda de agroquímicos de mais de 15 mil litros por hectare para dois mil a quatro mil litros por hectare, mesmo com a elevação da densidade de plantas tendo sido elevada de 200 para 600 por hectare”, ele resume.

“À época, era comum determinar-se volumes de aplicações em litros por hectare ou litros por planta. O trabalho com o Fundecitrus passou a considerar litros por metro cúbico de copa. Isso manteve a citricultura economicamente viável mesmo diante do cenário de expressivo aumento de pulverizações, sobretudo face à incidência do ‘greening’”, ele acrescenta.

Programas e números

Atual diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, sediado na cidade de Jundiaí, Ramos coordena projetos estratégicos na área de defensivos agrícolas. São eles: Adjuvantes da Pulverização, Aplique Bem, Drones SP, IAC-Quepia de Qualidade de Vestimentas Protetivas e Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos.

Adjuvantes da Pulverização trata de certificações de funcionalidade para adjuvantes agrícolas. Mais de 100 empresas de dentro e fora do Brasil aderiram à iniciativa, responsável pela concessão de um selo-chancela a produtos que atendam a especificações técnicas exigidas pelo programa. O Aplique Bem faz treinamentos em pequenas, médias e grandes propriedades, com vistas a promover o uso correto e seguro de defensivos agrícolas.

‘Drones’ SP, diz Ramos, leva até a pequenas, médias e grandes propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por meio de drones. Já o programa “IAC-Quepia” tem por objetivo a melhora progressiva da qualidade de vestimentas protetivas agrícolas, ou EPI agrícolas. A Unidade de Referência, por sua vez, capacita instrutores para disseminar conhecimentos sobre boas práticas agrícolas atreladas ao manuseio de defensivos agrícolas.

Conforme Ramos, os cinco programas entregam números robustos e são financiados com recursos privados. Segundo ele, a iniciativa IAC-Quepia, por exemplo, reduziu no Brasil, em dez anos, de 80% para menos de 20%, o índice de reprovação de qualidade de EPI agrícolas, utilizados para proteger o trabalhador rural.

Aplique Bem, complementa Ramos, já beneficiou acima de 75 mil agricultores, em mais de 1 000 municípios cobertos e com registro superior a 1 milhão de quilômetros percorridos no Brasil. Financiado pela companhia UPL, o programa também foi exportado para oito países: África do Sul, Burkina Faso, Colômbia, Costa do Marfim, Índia, Mali, México e Vietnã.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportação brasileira de uva para os Estados Unidos registra queda de 70% de julho a setembro

2

Imaflora lança a primeira certificação de carne livre de desmatamento do mundo

3

Congresso de Pesquisas Cafeeiras: 49ª edição terá foco na ferrugem e inovação tecnológica

4

Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos

5

Prêmio Mulheres do Agro 2025 revela iniciativas sustentáveis no agronegócio

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto Divulgação/CNA

Exportação brasileira de uva para os Estados Unidos registra queda de 70% de julho a setembro

Hamilton Ramos / Divulgação

Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos

Tomate Turim F1, da TSV Sementes
Agristar do Brasil

Mercado de tomates híbridos conta com materiais mais resistentes e atrativos

cacau

Conheça os finalistas do VII Concurso Nacional de Cacau Especial 2025