De 28 a 31 de outubro, Poços de Caldas (MG) vai receber pesquisadores, produtores e empresas do setor para a 49ª edição do Congresso de Pesquisas Cafeeiras, que acontece no auditório do Cassino Palace. O evento, organizado pelo MAPA/Procafé, promete reunir o que há de mais moderno em pesquisa, manejo e tecnologia para a cafeicultura. O Congresso é uma oportunidade única de atualização, networking e troca de experiências sobre os desafios e soluções que movem a cafeicultura brasileira.
O tema desta edição será “Ferrugem do Cafeeiro 55 anos, antes doença temida, mas com tecnologia vencida”. José Braz Matiello, engenheiro agrônomo e organizador do congresso, diz que “são 55 anos de convivência com a doença. Antes, era temida, mas hoje com variedades resistentes e controle químico eficiente, conseguimos dominá-la”, comenta.
Na abertura do Congresso será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, haverá o lançamento de duas novas cultivares de café e, ainda, serão conferidas homenagens, do mérito cafeeiro, a 12 personalidades e técnicos que trabalham pela cafeicultura, a um cafeicultor e ao colaborador da pesquisa cafeeira.

No último dia de evento será realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados na Fazenda Sertãozinho.
Temas
O congresso terá três seminários específicos abordando:
- Nematoides e estratégias de controle.
- Estresses enfrentados pelas lavouras, incluindo climático, nutricional e por doenças.
- Cafeicultura de montanha, com enfoque na região de Poços de Caldas e outras áreas de altitude em Minas Gerais.
Trabalhos científicos
O congresso também mantém a tradição da edição dos anais com trabalhos científicos. Esse ano, serão publicados 460 trabalhos de pesquisas, dos quais, 145 serão apresentados oralmente durante o evento.
Os trabalhos abrangem os diversos setores da cultura cafeeira, sendo:
- Estudos sócio-econômicos: 26
- Pragas: 54
- Doenças: 46
- Sementes, mudas e plantio: 27
- Práticas culturais: 132
- Colheita e preparo do café: 53
- Melhoramento genético: 94
- Ecologia e fisiologia: 28
