Congresso Brasileiro do Agronegócio norteará caminhos para ampliar a competitividade do setor

Publicado em 5 de agosto de 2024 às 13h13

Última atualização em 5 de agosto de 2024 às 13h13

Acompanhe tudo sobre Congresso Brasileiro do Agronegócio e muito mais!
Reprodução

Com nesta segunda-feira (5/8), em São Paulo (SP), o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, norteará caminhos para a competitividade do setor, superando desafios relacionados à geopolítica, à fragmentação do comércio global, às ideias protecionistas e precaucionistas, e ressaltando a contribuição brasileira para a proteção ambiental e para a segurança alimentar e energética, por meio da produção sustentável e fornecimento de alimentos, fibras e bioenergia.

Considerado um dos mais importantes eventos do agro no país, terá as presenças do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O Congresso, em formato híbrido, receberá 800 participantes no Sheraton WTC Hotel, e será acompanhado por mais de 4 mil pessoas, por meio do YouTube. Para acessar a transmissão online, em tempo real, é só se inscrever gratuitamente no site oficial.

A solenidade de abertura do evento, que será conduzida por Luiz Carlos Corrêa Carvalho (presidente da ABAG) e por Gilson Finkelsztain (CEO da B3), terá a participação de Pedro Lupion (presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA), Guilherme Piai (secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), Sérgio Bortolozzo (presidente da Sociedade Rural Brasileira – SRB), Antonio Mello Alvarenga Neto (presidente da Sociedade Nacional da Agricultura – SNA), Sueme Mori, (diretora de Relações Internacionais da CNA), e Tirso de Salles Meirelles (presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo – FAESP/SENAR).

Após a cerimônia, Nelson Ferreira (sócio-sênior e líder global de Agricultura da Mckinsey & Company) ministrará a palestra inaugural sobre o tema central Biocompetitivdade, e apresentará informações sobre uma pesquisa inédita feita pela consultoria.

Na sequência, o painel Geopolítica e Sustentabilidade terá a palestra do embaixador Roberto Azêvedo (sócio da YvY Capital e consultor da ABAG), que versará sobre o cenário geopolítico e seus efeitos nas relações comerciais e no agronegócio brasileiro. Entre os debatedores estarão Ingo Plöger (vice-presidente da ABAG) e Ricardo Santin (presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA). A moderação é do jornalista William Waack.

O painel Clube Fragmentado: o Brasil será associado? abrirá a programação da tarde do 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio. Moderado por Waack, Cristiano Noronha (vice-presidente da Arko Advice), Roberto Rodrigues embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO e Conselheiro da ABAG), Silvio Cascione (diretor e chefe da Eurasia Group no Brasil) e Sueme Mori (diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil – CNA), discutirão os efeitos do processo de fragmentação da geopolítica no agro nacional.

O Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2024 será entregue ao ex-ministro da Agricultura Marcos Montes, e o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2024, ao professor da Esalq/USP Carlos Eduardo Pellegrino Cerri.  As homenagens serão apresentadas por Francisco Matturro (diretor-executivo da Rede ILPF e diretor da ABAG), e por Eduardo Brito Bastos (presidente do Instituto de Estudos do Agronegócio da ABAG).

A agenda do evento terá ainda a apresentação do projeto: “Agro para Sempre”, por Gislaine Balbinot (diretora-executiva da ABAG), e Marcos Amazonas (consultor e idealizador do projeto), seguida pela mesa-redonda Competitividade e Oportunidades, que terá as avaliações do deputado federal Arnaldo Jardim, da produtora rural e ativista de bem-estar animal Carmen Perez, do professor Daniel Vargas (Fundação Getulio Vargas – Escola de Economia de São Paulo), de Fabiana Perobelli (superintendente de Relacionamento com Clientes da B3), e de João Pedro Nascimento (presidente da Comissão de Valores Mobiliários – CVM). A moderação será da advogada especialista em Direito Ambiental Samanta Pineda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo