Conectividade para uma agricultura mais sustentável

O uso da agricultura digital promove a redução de desperdício e melhor aproveitamento de água.

Publicado em 13 de março de 2023 às 15h15

Última atualização em 13 de março de 2023 às 15h15

Acompanhe tudo sobre #Agricultura, ConectarAGRO, Conectividade, Produção, Sustentável e muito mais!

Em março temos datas muito importantes, tanto para o Brasil, quanto para o planeta. Nos dias 16 e 20 do mês celebra-se o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e o Dia Mundial da Agricultura, respectivamente. Tendo em vista essas datas, a Associação ConectarAGRO coloca em debate a pergunta: como a adoção da conectividade em áreas rurais pode otimizar a produção?

A adoção de conectividade amplia o poder da tecnologia, que é essencial para a incorporação de práticas sustentáveis no campo, mitigando, assim, os efeitos que são os causadores de mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

Reprodução: ConectarAGRO

O desenvolvimento da agricultura digital proporciona diversos benefícios para o mercado agrícola brasileiro, que ganha maior agilidade e assertividade na tomada de decisão, aumento na produção, otimização no uso de insumos e melhor monitoramento da fazenda. Consequentemente, temos menor perda de recursos e produtos. Isso porque o produtor tem condições de gerir a safra a partir de dados agronômicos seguros sobre a lavoura, utilizando as informações disponíveis.

Com o uso da agricultura digital, uma grande quantidade de dados e informações é processada, consolidada e analisada. A partir deles, é possível gerar recomendações mais precisas ao produtor, como, por exemplo, a indicação da melhor época de plantio, a fertilização adequada, a performance de cada talhão, a quantidade de sementes a ser semeada, de defensivos a ser aplicada, entre outras. Tudo isso promove a redução de desperdício e melhor aproveitamento de recursos, transformando o agronegócio em uma prática muito mais sustentável.

A agricultura de precisão permite a regulagem automática dos equipamentos para distribuição de fertilizantes e defensivos agrícolas na quantidade adequada em cada pequena área da propriedade.

A ConectarAGRO é uma Associação que, por meio de uma visão comum e colaboração entre empresas de diversos setores, visa contribuir para consolidar e expandir o acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras, dando direção e segurança para que os agricultores possam adotar tecnologias onde a conectividade é necessária. Além dessa otimização de recursos, ela torna justa, ainda, a competitividade entre pequenos e grandes produtores.

De acordos com estudos da Associação realizados no Mato Grosso e no Paraná, com a adoção de conectividade na produção rural é possível obter uma redução de até 5% no uso de combustíveis no ano. Significando assim, uma menor emissão de gases causadores do efeito estufa. E essa redução vem acompanhada de um ganho de 2% em produtividade.

“A conectividade em áreas rurais é de extrema importância para otimizar produções e transformá-las em mais sustentáveis. Além da melhor gestão da propriedade é possível observar uma maior produtividade com menor impacto ambiental. Até agora, a união das empresas que integram a ConectarAGRO auxiliou na promoção da conectividade, via banda larga 4G, 700 MHz, para mais de 12 milhões de hectares nestas áreas, o que é um grande passo para adoção da Agricultura Digital no país”, afirma Ana Helena de Andrade, Presidente da ConectarAGRO.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?