Com mais de 18 milhões de dados analisados e cerca de 3,5 mil fazendas envolvidas, o Concept Plus é hoje o maior programa do mundo de eficiência reprodutiva em protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) voltado para vacas de corte. Criado em 2013 pela Alta Brasil, líder mundial em melhoramento genético bovino, o programa surgiu com o objetivo de avaliar a eficiência dos protocolos de IATF e identificar touros com os melhores índices de fertilidade do mercado. Por meio da análise dos dados coletados a campo, o Concept Plus identifica e certifica touros com as melhores taxas de concepção. Ainda, gera base de discussão para as melhores práticas desses programas reprodutivos em fazendas comerciais de todo o país.
Atualmente, são mais de 500 técnicos envolvidos, que prestam assistência direta às fazendas participantes do programa. “Nosso principal diferencial está na confiabilidade das informações, essa base sólida de dados é a mais consistente do mercado. Investimos fortemente no treinamento das equipes e no rigor estatístico da análise, garantindo que apenas os reprodutores com real superioridade em fertilidade recebam o selo do Concept Plus”, afirma o gerente de Corte da Alta, Manoel Sá Filho.
Além de identificar os melhores touros em fertilidade, o Concept Plus promove o avanço técnico das equipes de campo e potencializa os resultados das fazendas, contribuindo com a evolução da pecuária nacional. “Buscamos constantemente melhorar a capacitação técnica dos veterinários e técnicos envolvidos, levando as propriedades a um novo patamar de desempenho reprodutivo”, reforça.
Para conquistar o selo Concept Plus, os touros precisam atender a dois critérios essenciais: fertilidade e acurácia. A análise estatística isola a influência do touro na taxa de concepção, garantindo que os dados reflitam a real eficiência do reprodutor. Caso algum touro certificado venha a apresentar desempenho inferior nos ciclos seguintes, ele é imediatamente retirado da bateria. A acurácia é reafirmada pela qualidade de sua equipe e maturidade na coleta de dados com eficiência, além do número de informações envolvidas que possibilita o aumento de precisão “Com isso, asseguramos que apenas genética de ponta continue sendo disseminada. Essa é a base de uma pecuária moderna, eficiente e rentável”, explica Manoel.
O programa reúne dados de propriedades em 23 estados brasileiros, além de países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Nos dias 7 e 8 de julho, a Alta realiza mais uma edição do Workshop Concept Plus, na cidade de Uberaba (MG). No evento, serão apresentados novidades e dados exclusivos sobre o desenvolvimento da pecuária nacional e revelados quem são os novos touros Concept Plus. “Estamos muito motivados com esta edição, ainda mais diante do cenário de retomada da valorização da cria e do ambiente positivo que vivenciamos na pecuária nacional”, conclui Sá Filho.
LEIA TAMBÉM: