Como potencializar a fixação biológica de nitrogênio na soja?

Como potencializar a fixação biológica de nitrogênio na soja?
Como potencializar a fixação biológica de nitrogênio na soja?

Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 10h01

Última atualização em 11 de dezembro de 2019 às 10h01

Acompanhe tudo sobre Água, Boro, Defensivo, Enraizamento, Germinação, Nitrogênio, Plantio, Polímero, Raízes, Rentabilidade, Semente, Semente tratada, Soja, Solo, Traça, Tratamento de semente e muito mais!

A soja é uma planta da família da Fabaceae, que possui a característica de ser uma leguminosa nodulífera, uma vez que suas raízes podem estabelecer uma relação simbiótica com as bactérias endofíticas do gênero Bradyrhizobium, que são capazes de assimilar o nitrogênio atmosférico (N2) e disponibilizá-lo para os vegetais (Câmara, 2014).

Por produzir elevado teor de proteína, a soja possui uma alta demanda de N para enchimento de grãos (Tabela 01). Neste sentido, a demanda de N por tonelada de grão é de 83 kg. Sendo assim, se considerarmos uma produtividade média de 3,36 t/ha, precisaríamos da aplicação de 278 kg/ha de N. Para suprir essa necessidade com a aplicação de fertilizantes, seria necessário aproximadamente 600 kg/ha de ureia.

Portanto, deve-se levar em consideração que se o cultivo da soja em países tropicais dependesse da aplicação de 600 kg/ha de ureia para uma produtividade de 3,36 t/ha, a rentabilidade para esta cultura seria comprometida, e o plantio de soja seria economicamente inviável. A relação de retorno sobre o investimento seria drasticamente reduzida, fazendo com que a produção de soja deixasse de ser economicamente viável.

Tabela 01- Demanda de macronutrientes (kg/t) e de micronutrientes (g/t) essenciais para a cultura da soja. Fonte: Embrapa, 2013. 
Nutrientes N P2O5 K2O Ca Mg S B Mo Cu Fe Mn Zn
______________ kg/t de grãos ____________ ________________ g/t de grãos ______________
Extração 83,0 15,4 38,0 12,2 6,7 15,4 77,0 7,0 26,0 460,0 130,0 61,0
Exportação 51,0 10,0 20,0 3,0 2,0 5,4 20,0 5,0 10,0 70,0 30,0 40,0
%Exportado 61,0 65,0 53,0 25,0 30,0 35,0 26,0 71,0 38,0 15,0 23,0 66,0
Fonte: Embrapa (2013)

Para que a FBN ocorra de forma eficiente, é fundamental a disponibilidade de cobalto (Co), molibdênio (Mo) e níquel (Ni) no interior do nódulo. O cobalto faz parte da leghemoglobina, enzima responsável por controlar o fluxo de O2 no processo. Esta atua transportando e regulando a concentração de O2 para a respiração das células do nódulo e das bactérias. 

Lavres et al. 2016 observou que a adição de Ni no tratamento de semente aumentou a atividade da urease e a FBN na soja. Notou também um aumento do acúmulo de N na folha, que foi relacionado com o papel do Ni nas enzimas urease e hidrogenase. De forma prática, é válido destacar que as plantas que fixam N2 possuem exigências nutricionais específicas para potencializar a FBN.

Assim, uma estratégia viável para estimular a FBN desde o desenvolvimento das primeiras raízes é no tratamento de sementes. Estes nutrientes, junto aos defensivos e inoculantes, são aplicados às sementes antes do plantio. No entanto, deve-se atentar à compatibilidade dos produtos utilizados no tratamento de sementes com os inoculantes.

Figura 1 – Análise da sobrevivência de bactérias sobre influência de produtos para tratamento de sementes. À esquerda, tratamento com três discos embebidos com CoMo padrão que inibiram o desenvolvimento das bactérias em placas de petri formando um halo transparente onde as bactérias não de desenvolveram. À direita, discos tratados com UP! SEEDS, onde não se observa a formação de halo, uma vez que as bactérias se desenvolveram mostrando compatibilidade com o produto.

Além de fornecer nutrientes, os produtos para TS devem ter a função de estimular o enraizamento e proporcionar um rápido estabelecimento das plantas. O período inicial é considerado crítico, uma vez que o solo está descoberto, e pode atingir temperaturas superiores a 40º C na superfície. Este fator pode ser agravado por veranicos logo após a germinação das sementes. O rápido desenvolvimento radicular pode exercer papel fundamental na absorção de água neste período, dando mais segurança à lavoura.

Figura 2 – Desenvolvimento inicial da soja em função de tratamento de sementes com CoMo padrão (esquerda) e UP! SEEDS (direita).

Neste contexto, o uso de tecnologias que estimulam um maior enraizamento é extremamente favorável para potencializar a nodulação e o crescimento de raízes, fazendo com que a planta absorva mais água e nutrientes ao longo da safra.

Figura 3 – Variação da nodulação durante o ciclo fenológico da soja, da var. Conquista expressa como massa e número de nódulos. (Câmara, 2014).

A Compass Minerals Plant Nutrition elaborou uma linha de produtos pensando em fixação biológica de nitrogênio. Além disso, apresenta produtos que fornecem nutrientes e proporcionam estímulos fisiológicos fundamentais para potencializar o desenvolvimento da planta e a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).

Para o tratamento de sementes, a empresa desenvolveu o UP! SEEDS, um produto que fornece níquel, cobalto e molibdênio para o processo de FBN no interior do nódulo, bem como proporciona maior enraizamento.

O UP! SEEDS possui polímeros que agem no recobrimento e secagem da semente após o tratamento, oferecendo melhor recobrimento e fluidez das sementes tratadas.

Tendo em vista a manutenção da FBN no período reprodutivo, desenvolveu o Tônus, produto que fornece nutrientes balanceados para o estímulo à renovação dos nódulos e potencialização da FBN. Além disso, fornece energia, precursores hormonais, desenvolvimento celular e favorecimento da translocação de fotoassimilados, que são características deste produto, proporcionando maior produtividade à lavoura.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

2

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

3

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

4

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

5

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Dois Marcos - ok Miriam - Alterado

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

Varrição do café na prática

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares