Como fertilizantes com aminoácidos aprimoram o cultivo

Ajinomoto® Fertilizantes destaca benefícios como a prevenção do estresse abiótico e a melhora no potencial produtivo

Publicado em 22 de setembro de 2023 às 10h00

Última atualização em 22 de setembro de 2023 às 10h00

Acompanhe tudo sobre Cultivo, Fertilizante e muito mais!
Créditos: Divulgação

No Dia Mundial da Banana, celebrado em 22 de setembro, destaca-se a relevância desta fruta tanto para a saúde dos consumidores, quanto para a economia agrícola brasileira. O Brasil, como o quarto maior produtor global de bananas, enfrenta desafios consideráveis em sua produção, principalmente devido às condições climáticas imprevisíveis que afetam o cultivo. Em resposta a essas adversidades, a Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, oferece soluções inovadoras para os produtores rurais.

Os produtos desempenham um papel crucial na eficiência da absorção e aproveitamento de nutrientes pelas plantas, garantindo maior mobilidade desses componentes em seu interior. Na cultura da banana, essas substâncias têm papel importante na prevenção de estresse abiótico, resultante de condições adversas do ambiente ou de deficiências nutricionais.

“O cultivo de bananeiras requer condições climáticas tropicais ideais, porém, controlar o clima não está ao alcance do produtor, e condições ambientais extremas podem afetar negativamente a produção. Entre as nossas soluções estão fertilizantes com benefícios antiestressantes, como o AMINO® Proline, que contém os aminoácidos prolina e glicina-betaína”, afirma Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.

Segundo o executivo, o AMINO® Proline é um fertilizante organomineral avançado, composto por uma mistura exclusiva de aminoácidos produzidos em processos de fermentação controlados. Projetado para apoiar culturas em condições extremas, como escassez de água, solo salino e temperaturas extremas, ele atua como osmorregulador, fortalecendo estruturas celulares e participando ativamente no ciclo do nitrogênio para promover um crescimento saudável, mesmo sob situações desafiadoras.

“Esses aminoácidos agem como verdadeiros aliados na gestão fisiológica da planta, melhorando seu potencial produtivo e permitindo que ela enfrente situações críticas com maior resiliência”, explica Rafael Hirano.

Estudo científico

Um estudo conduzido em parceria com a UNESP Registro/SP durante a safra de 2019/2020 demonstrou os benefícios do uso do fertilizante organomineral AMINO® Proline. Os resultados revelaram que a aplicação deste produto em bananeiras na região do Vale do Ribeira (SP) resultou em um aumento significativo de 1,87 kg no peso do cacho.

“Essa melhora na produção está diretamente relacionada à ação dos aminoácidos prolina e glicina-betaína, presentes no fertilizante. A glicina-betaína atua como um bioestimulador, conferindo proteção à planta em condições de estresse e melhorando a eficiência do uso de água nas células. Por sua vez, a prolina age reduzindo os danos causados por condições adversas, como escassez de água e temperaturas extremas, aumentando a resistência da planta”, finaliza o gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

2

Dicas para fazer uma horta doméstica no feriado

3

Aquishow Brasil 2026 volta a Uberlândia (MG) para fomentar a piscicultura no Triângulo Mineiro e região

4

Fungo amazônico pode controlar doenças agrícolas e gerar novos antibióticos

5

Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Altas temperaturas (manchas vermelhas) no oceano Pacífico Equatorial, como observado entre 1 e 10 de junho de 2023, são características do El Niño. (Fonte: NOAA)

El Niño volta em 2026 e deve ser mais forte

FRUIT_2026_INDY5683-166 (1)

MAPA e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira

No Complexo Industrial Japy, a Cooxupé concentra os processos de armazenamento, preparo e torrefação do café em uma das estruturas mais modernas do setor (Foto: Divulgação)

Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo

Davi Teixeira - Crédito Edu Rickes Divulgação

Pecuária vira eixo estratégico em debate na Abertura Oficial da Colheita do Arroz