Como adquirir mudas de café conilon da EPAMIG?

Materiais foram produzidos em 2024 nos Campos Experimentais de Oratórios e Leopoldina
Acompanhe tudo sobre Agricultura sustentável, café conilon, EPAMIG, mudas de café, produção de café e muito mais!
EPAMIG produziu 20 mil Mudas de Café conilon em 2024
 Fábio Tancredi – EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) iniciou no mês de dezembro de 2024, a venda e a entrega de cerca de 20 mil mudas de café conilon. Os exemplares, produzidos no ano de 2024, nos Campos Experimentais de Leopoldina e Oratórios (Zona da Mata), estão sendo negociados com produtores em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Esta é a segunda produção comercial de mudas de café Conilon pela EPAMIG. No começo do ano passado, um lote de 7 mil mudas foi vendido a um cafeicultor do município de Raul Soares (MG). A produção e disponibilização das mudas integra o projeto “Expansão do Cultivo de Café Conilon no Leste de Minas Gerais”, financiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“O projeto tem ações voltadas para a Região Leste do Estado, entretanto, temos registrado o interesse de produtores de diferentes municípios aptos ao cultivo dessa espécie”, afirma o coordenador do trabalho Fábio Tancredi. “Das mudas produzidas em 2024, mil foram adquiridas por um produtor de Miracema (RJ), outras foram compradas por produtores mineiros e ainda temos mudas para comercializar”.

O material genético usado para a produção das mudas foi adquirido junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – (Incaper). “Este ano estamos multiplicando as quatro cultivares adquiridas: Diamante, Jequitibá, Centenária e Marilândia”, informa o pesquisador.

Os interessados em adquirir as mudas devem entrar em contato com a Assessoria de Negócios Agropecuários (Asagro) da EPAMIG pelo telefone (31) 3489-5060 ou e-mail asagro@epamig.br.

A produção de mudas de café conilon na EPAMIG tem se dado mediante demanda. “Nossa programação é expandirmos a produção aos poucos, de acordo com nossas condições e mantendo o treinamento da nossa mão de obra. A capacidade projetada para os viveiros nos campos experimentais em Oratórios e Leopoldina é de cerca de 200 mil mudas ao todo”, destaca Fábio Tancredi.

Ações da Pesquisa

Além de conduzir experimentos para avaliar a adaptabilidade das cultivares vindas do Espírito Santo às condições mineiras, a EPAMIG também possui um programa de melhoramento genético do café Conilon. 

“Nosso objetivo é, futuramente, registrar junto ao Mapa um material genético especificamente adaptado às condições de Minas Gerais. Avançamos nas pesquisas e nos aproximamos da fase de identificação de compatibilidade genética de cada clone que temos testado”, finaliza Fábio Tancredi.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

2

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

3

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

4

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C

5

Jiffy: soluções sustentáveis e de alta performance para citros

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-30_145124434

Pragas e doenças no abacateiro: prevenção e controle

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais