Combate inteligente de queimadas

As imagens e as análises de vídeo inteligentes em tempo real fornecem cobertura ininterrupta e sempre alerta aos primeiros sinais de fumaça.

Publicado em 19 de julho de 2023 às 10h00

Última atualização em 19 de julho de 2023 às 10h00

Acompanhe tudo sobre Combate, Inteligente, Queimadas e muito mais!

Gláucio Silva
Gerente Nacional de Vendas da Axis Communications

A área estimada de florestas plantadas no Brasil totalizou 9,3 milhões de hectares, como mostra a pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deste total, cerca de 36% são utilizadas para a indústria de papel e celulose, uma importante atividade comercial para o Brasil, maior produtor de fibra de celulose curta do mundo e um dos maiores produtores de papel.

Para minimizar um desafio sempre presente no segmento, os incêndios florestais, a tecnologia de videomonitoramento evoluiu e se tornou uma ferramenta essencial para evitar danos comerciais e ao meio ambiente.

Controle de queimada com helicópteros
Crédito: Divulgação

Tecnologia em prol das florestas

Hoje, as câmeras de vídeo em rede ajudam a evitar interrupções e a manter a qualidade do produto em todos os estágios do processo de produção, inclusive no cultivo da matéria-prima.

Com foco nas queimadas, imagine que o fogo pode acontecer a qualquer momento e de diferentes maneiras, períodos de seca, raios, entre outras questões meteorológicas ou de ação humana, podem desencadear focos de incêndio que, quanto antes controlados, menor o impacto ambiental e econômico.

Assim, quando o assunto é a preservação das áreas verdes da indústria de papel e celulose, a agilidade é um fator decisivo.

Nesse sentido, as imagens e as análises de vídeo inteligentes em tempo real fornecem cobertura ininterrupta e sempre alerta aos primeiros sinais de fumaça. A Axis Communications já aplica a solução de detecção de incêndio florestal precoce em algumas áreas onde o combate imediato às chamas é um pressuposto.

Prevenção

Os equipamentos de alta-definição e térmicos (IR) captam detalhes mesmo com baixa ou nenhuma iluminação. Equipados com SaaS (software como serviço) de detecção de incêndios florestais RoboticsCats AI-Cloud, identificam possíveis focos de incêndio a uma distância de até 5,0 km.

Para uma camada a mais de proteção, para cenários em que qualquer fagulha pode significar um acidente, são as câmeras à prova de explosão, colocadas em um invólucro resistente, geralmente feito de aço inoxidável ou alumínio, que elimina o risco de que qualquer possível faísca cause um acidente, sendo resistentes também às intempéries meteorológicas, desde altas temperaturas, à chuva ou poeira.

Deste modo, as câmeras de vídeo em rede são muito mais do que imagens ao vivo. Com o uso crescente de aprendizado profundo, os equipamentos detectam padrões, tendências e irregularidades.

Em uma indústria que fornece material para diferentes segmentos econômicos, como na indústria têxtil para fabricação de tecido; na construção civil, como isolamento elétrico; na fabricação de biocombustível, entre outros; assegurar a produção é uma tarefa fundamental para diferentes verticais.

A boa notícia é que a tecnologia está pronta para avançar na mesma medida do crescimento da indústria de papel e celulose, inclusive em termos de sustentabilidade e segurança.

Para saber mais informações, acesse: https://www.axis.com/pt-br/solutions/industrial/pulp-and-paper

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

2

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

3

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

4

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

5

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_583129486_XL

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

Aplicativo da Embrapa para monitorar cascudinho na avicultura com inteligência artificial

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais