
Em um movimento de conscientização, a Associação Abacates do Brasil vem alertar os integrantes na cadeia produtiva e comercialização de Avocado, para a chegada da época de Avocado imaturos ao mercado.
A colheita antecipada de Avocado, traz problemas a cadeia produtiva, pois os frutos imaturos não estarão com a qualidade assegurada para consumo e não irão amadurecer: “O Avocado visualmente está pronto para colheita, porém sua fisiologia ainda apresenta traços de imaturidade e a falta de comprovação da matéria seca, faz com que o avocado não amadureça, fique murcho e sua polpa fica com aspecto de borracha.” alerta Ligia Falanghe Carvalho, diretoria presidente da Abacates do Brasil.
Os produtores, distribuidores, comerciantes e redes de varejo devem sempre ter cuidado com a maturidade da fruta, e exigir de seus fornecedores de Avocado, que os lotes tenham a comprovação do teste de matéria seca, com índices de no mínimo 21 a 23% de matéria seca. Somente nestes níveis o Avocado consegue atingir seu desenvolvimento e conseguem amadurecer de forma plena, sendo consumido como fruto de mesa.
A prática da antecipação da colheita do Avocado para comercialização, já foi realizada em anos anteriores, e o objetivo é conseguir um valor maior na comercialização do Avocado, já que janeiro e fevereiro é uma época de baixa oferta do fruto devido à pré-safra. Lembramos que a prática deve ser combatida por todos da cadeia produtiva de Avocado, pois além de prejudicar o aumento do consumo, também não está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).