Pela primeira vez, o município de São Geraldo do Araguaia (PA) será sede de uma etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, no dia 5 de agosto de 2025. A ação é promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com o frigorífico Masterboi, com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB).
A etapa marcará a estreia da unidade da Masterboi no Pará no circuito, com a avaliação de aproximadamente 700 animais da raça Nelore, reforçando a importância da região no cenário nacional da pecuária de corte.
Crescimento da raça Nelore no Pará
Segundo estudo da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), São Geraldo do Araguaia possui um rebanho superior a 380 mil cabeças de gado, sendo que cerca de 80% é composto pela raça Nelore. Isso confirma o papel estratégico da região na produção de carne bovina de qualidade.
“O Pará vem se consolidando como um polo de referência no cenário pecuário, principalmente na criação de Nelore. Receber a sétima etapa do circuito mostra o comprometimento e a expertise dos pecuaristas locais”, afirma Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.
Circuito Nelore de Qualidade São Geraldo do Araguaia é uma oportunidade para que os produtores da região apresentem os avanços genéticos, os resultados produtivos e o alinhamento com as exigências do mercado nacional e internacional.
Inscrições abertas para produtores locais
Os pecuaristas interessados em participar da etapa devem entrar em contato com a unidade Masterboi de São Geraldo do Araguaia pelo telefone (94) 99152-3878, com Guilherme. A participação é voltada a produtores que buscam reconhecimento e evolução contínua na qualidade de carcaça e desempenho animal.
Criado em 1999, o Circuito Nelore de Qualidade é uma iniciativa da ACNB que visa fortalecer e promover a genética Nelore e incentivar melhorias na produção de carne bovina. O circuito é o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo e já ocorre no Brasil, Bolívia e Paraguai, com apoio de frigoríficos e entidades locais.
No Brasil, o Circuito tem parceria com Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Nos demais países, conta com a participação de frigoríficos como Fridosa (Bolívia) e Minerva Foods (Paraguai), além das associações locais de criadores de Nelore.
Cada etapa avalia os resultados de diferentes realidades e sistemas de produção, promovendo melhores práticas de manejo, acabamento e rendimento de carcaça e reforçando o papel estratégico da raça Nelore na cadeia da carne bovina.
