Chicória no cultivo hidropônico: como realizar o manejo

Com uso de sensores e monitoramento, pode-se garantir ajustes de temperatura em tempo real

Publicado em 15 de novembro de 2024 às 07h13

Última atualização em 15 de novembro de 2024 às 07h13

Acompanhe tudo sobre Chicória, Hidroponia e muito mais!
Crédito: Tropical Estufas

Raíra Andrade Pelvine
Doutora em Agronomia e professora – Unifenas
raira_andpelvine@hotmail.com

A produção de chicória em hidroponia tem se destacado como uma prática eficiente e sustentável, oferecendo vantagens significativas em relação aos métodos tradicionais de cultivo. Utilizando soluções nutritivas cuidadosamente balanceadas e sistemas de cultivo sem solo, como canais NFT ou sistemas de fertirrigação, a hidroponia permite um controle preciso sobre o ambiente de crescimento. Isso resulta em plantas mais saudáveis, com maior uniformidade e rapidez no desenvolvimento.

Saúde e o desenvolvimento das plantas

Haverá um efeito positivo quando o ambiente de crescimento é adequado à cultura. O uso de tecnologias auxilia nesse processo. Com uso de sensores e monitoramento, pode-se garantir ajustes de temperatura, por exemplo, em tempo real, evitando assim o estresse térmico na planta.

Um ambiente adequado garante um bom desenvolvimento e qualidade do produto final ao consumidor, sendo esse um fator importante a se considerar na hora da realização da venda desses produtos.

Cuidados importantes

Deve-se cuidar do preparo da solução. Atualmente, há produtos no mercado para uso determinando a dose, para culturas com alto nível de pureza e solubilidade, e também de fácil preparo.

Deve-se tomar cuidado ao adquirir produtos, para que tenha boa procedência, e assim evitar futuros problemas. Não se pode esquecer a checagem de fatores como: oxigênio, temperatura, condutividade elétrica (CE), potencial de hidrogênio (pH) e oxigenação da água, que são importantes e precisam de atenção.

Como maximizar a produtividade

O produtor deve entender a necessidade nutricional de cada cultura. Após isso, deve entender a necessidade conforme a fase de desenvolvimento. Assim, ajudará a ter um melhor preparo para elaborar a solução.

Sabemos que, para o bom desenvolvimento, não basta apenas olhar o fator nutricional, mas todos os parâmetros necessários para o desenvolvimento da cultura.

Alerta para a fitossanidade

O grande desafio não é exclusivo dos sistemas hidropônicos. A questão da fitossanidade das culturas, hoje, é um dos ramos que mais causa ‘dores de cabeça’ ao produtor dentro de sua lavoura.

Como já se sabe, o melhor controle é a prevenção, e também o mais difícil, devido a prevenir algo que não se conhece. Antes de iniciar a instalação da cultura, ainda mais quando se instala em um sistema sem solo, como na hidroponia, é necessário saber quais são os possíveis desafios que se pode encontrar.

O produtor precisa procurar um engenheiro agrônomo para obter informações sobre os possíveis patógenos, sintomas e controle eficiente. Esse profissional irá ajudar a manejar e executar eficientemente os métodos de controle dos patógenos, como métodos químico, biológico e cultural.

Lembrando que a intercalação e rotação desses manejos é positiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas Publicações

1

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

2

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

3

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

4

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

5

Fertilizantes organominerais melhora pegamento e produtividade do citrus

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações Relacionadas

Foto 01 (Telefone)

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

Foto 01 (Telefone)

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

Foto 01 (Telefone)

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

PG 80 (Telefone)

Greening: ráfia aluminizada é um aliado