CESIS Consultoria – A palavra de quem entende

Fotos Ana Maria Diniz

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 07h51

Última atualização em 14 de dezembro de 2016 às 07h51

Acompanhe tudo sobre Bioestimulante, Biológico, Controle biológico, Nematoide e muito mais!
Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

A CESIS Consultoria, sediada em Brasília (DF), trabalha com o registro de produtos, sendo uma empresa especializada na área de biológicos. “Atendemos a esse mercado desde o surgimento da nossa empresa, em 2005. Antes disso já trabalhávamos na área, assim como todos que fazem parte da nossa equipe, que já atuaram junto a órgãos do governo“, relata Maria Luiza Castro, diretora técnica da empresa.

Há 11 anos no mercado, a CESIS atua com uma diversidade de produtos, e conta atualmente com 10 pessoas. “Além do time Brasil, por meio de parceiros, somos representados no mundo todo“, diz Francys Mara Ferreira Vilella, também diretora da CESIS.

A CESIS é formada por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de várias áreas para atender a cada requisito da legislação.  “Trabalhamos com o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins que incluem uma gama de produtos, como os químicos convencionais, os produtos microbiológicos, os semioquímicos, os bioquímicos e ainda os agentes biológicos de controle, que são os insetos, os parasitoides, os predadores e os nematoides entomopatogênicos“, detalha Maria Luiza Castro.

Ainda segundo ela, a CESIS atua também com outras legislações, ligadas também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que registram produtos como fertilizantes, inoculantes, bioestimulantes, à ANVISA, com o registro de produtos domissanitários, além deremediadores para uso em ambientes poluídos com registro no IBAMA.

Vantagens da consultoria para registro de produtos

A maioria das pessoas imagina que para formatar um processo de registro é preciso apenas juntar documentos, o que não é verdade. A regulação exige que seja submetido a um processode registro, ou seja, precisa ser elaborado e pensadoestrategicamente, antecipadamente.

Então, explica Maria Luiza,“a CESIS trabalha com uma assessoria dentro do que chamamos de Inteligência Regulatória, elaborando estratégias diferentes para cada empresa e produto, visando uma melhor tramitação dos seus processos dentro do âmbito do governo.Por isso monitoramos e intermediamos a realização de estudos que farão parte dos dossiês, ajudamos na elaboração dos documentos, montamos o processo como um todo, fazemos o acompanhamento desse processo juntoao governo eparticipamos de reuniões de interação das empresas com o próprio governo. Ainda, tiramos dúvidas advindas do governo, enviamos complementações quando requisitadas e com isso ajudamos a empresa a agilizar essa tramitação para a obtenção do registro“.

Assim, ao invés da empresa ter uma equipe sendo treinada, ela já contará com profissionais formadose aptos a ajudar prontamente nessa estratégia.

Maria Luiza Castro e Francys Vilella, diretoras da Cesis - Fotos Ana Maria Diniz
Maria Luiza Castro e Francys Vilella, diretoras da Cesis – Fotos Ana Maria Diniz

Tempo de aprovação

Para produtosque seguem a legislação convencionalutilizados no controle biológico, a CESIS tem um histórico de tempo de aprovação em nível Federal de 15 a 24 meses.

Maria Luiza explica que, no Brasil, existe uma legislação própria para cada Estado. Assim, após a manifestação dos órgãos federais, a empresa precisa registrar o seu produto também no Estado que será comercializado, o que demanda um tempo diferente.

Expansão

A partir do 10º ano da CESIS, a empresa decidiu expandir a empresa para outros polos e mercados, e para isso buscou vários parceiros internacionaisna América Latina, Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e África. “Isso com uma única coordenação, o que é muito importante para o nosso cliente, porque para buscar mercados diferentes, com representantes diferentes, muitas vezes isso se torna um impeditivo para conseguir expandir a marca.A CESIS oferece essa única coordenação para que o produto possa chegar ao seu alvo.A empresa que quiser ser global pode contar com a nossa ajuda“, garante Maria Luiza.

Evento

Segundo Francys Vilella, o evento Biocontrol Latam foi muito bome importante, porque a CESIS pode se apresentar e conhecer novas empresas que têm interesse de vir para o Brasil e também mostrar a sua atuação internacional.

“Nossa participação aconteceu com os nossos parceiros da América Latina e dos Estados Unidos, então foi uma oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios.Eventos como esses precisam acontecer com mais frequência no Brasil, que é um país polo de desenvolvimento e exportação de tecnologias e commodities“, considera Francys Vilella.

Maria Luiza acrescenta que seus clientes brasileiros ficaram felizes por a Biocontrolter sido realizada no Brasil, porque muitos deles são de empresas pequenas, mas têm grande potencial para expansão, e desta forma puderam conhecer prováveis parceiros internacionais epensar numa expansão futura para esses novos mercados.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Grupo Orion lança novo site com foco em usabilidade técnica e conteúdo estratégico

2

Concurso de qualidade de cafés do sudoeste de Minas: evento de premiação reconhece finalistas

3

Uso de herbicidas na produção de soja cresceu 2.274%, revela estudo

4

Pesquisa do Instituto de Pesca busca alternativas naturais para melhorar a nutrição de tilápias

5

Webinar inédito discute o bem-estar animal como estratégia para uma piscicultura mais ética e competitiva

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Concurso de qualidade de cafés do sudoeste de Minas: evento de premiação reconhece finalistas

Imagem ilustrativa de soja/Embrapa Soja

Uso de herbicidas na produção de soja cresceu 2.274%, revela estudo

bayer (Médio)

Bayer apresenta lançamento e soluções integradas para maior produtividade na cafeicultura

Rebrota de um canavial de sequeiro (esquerda) e irrigado por gotejamento (direita) em agosto de 2025 / Divulgação

O uso da irrigação para minimizar os efeitos das queimadas nos canaviais