Cenoura de verão: qual o manejo fitossanitário mais eficiente?

Acompanhe tudo sobre cenoura de verão, Manejo fitossanitário, Verão e muito mais!
Foto: Agnaldo Carvalho

Tiago Henrique Costa Silva
Engenheiro agrônomo
tiago@agronomo.eng.br

O manejo integrado nos cultivos de cenouras de verão requer práticas culturais, controle químico e biológico, e resistência genética.

Assertividade

Os principais manejos para cada uma das doenças são:

Queima-das-folhas (Alternaria dauci): rotação de culturas – devemos evitar cultivar cenouras no mesmo local por pelo menos dois anos. O controle de umidade, reduzindo-a por meio de irrigação adequada se faz necessário. Utilizar fungicidas cúpricos e mancozebe combate bem a alternária e, por fim, o monitoramento da lavoura visando detectar sintomas precoces.

Cercospora carotae: rotação de culturas e evitar cultivar cenouras no mesmo local por pelo menos três anos. O controle da irrigação também se faz necessário, assim como utilizar a base cúprico ou clorotalonil e, por fim, remover plantas infectadas para evitar disseminação nas plantas sadias.

Xanthomonas campestris (bactéria): o controle de insetos vetores, principalmente moscas-brancas, a remoção ou, no mínimo, evitar contato físico com plantas saudáveis após manipular plantas infectadas, utilizar bactericidas à base de cobre, e claro, procurar plantar materiais com resistência genética.

Mais alguns cuidados são importantes, como uso de sementes certificadas e tratadas, controle de nutrientes adequados e sem exagero, irrigação equilibrada e monitoramento constante do cultivo visando detectar sintomas precoces.

Cuidados específicos

Os nematoides são parasitas que podem causar danos significativos ao cultivo de cenouras de verão. Os cuidados específicos para o manejo de nematoides em áreas destinadas ao plantio de cenoura de verão são divididos em três fases: antes, durantes e pós-plantio.

Antes do plantio é importante realizar a análise de solo para verificar a presença e identificar os nematoides no solo. A rotação de culturas, evitando cultivar cenouras no mesmo local por pelo menos dois anos, ajuda bastante no controle. Também é prática importante eliminar plantas daninhas, pois muitas delas são hospedeiras de nematoides.

Durante o plantio, recomenda-se o uso de sementes tratadas com nematicidas, no solo o controle de umidade, evitando o excesso de água também, pois os nematoides prosperam e se locomovem com mais facilidades em ambientes úmidos.

Durante o cultivo, é importante fazer o monitoramento frequente da lavoura de cenoura, visando detectar sintomas de infestação nas raízes. É pelo monitoramento que sabemos quais manchas de solo e intensidades reais de nematoides estão presentes no solo.

Com essa identificação, o controle químico, utilizando nematicidas específicos, ajuda na proteção do cultivo. Uma ferramenta que vem crescendo bastante e dando muito resultado no controle dos nematoides é a utilização de biológico, como bactérias ou fungos parasitas – existem várias opções hoje disponíveis no mercado.

Melhoramento genético

Existem várias opções de híbridos de cenoura que têm apresentado excelente desempenho em termos de resistência a doenças e atendimento às preferências dos consumidores. Segue uma das principais existentes.

– Cenoura híbrida Carmela: conhecida por sua alta resistência a temperaturas elevadas e capacidade de manter a qualidade das raízes. Suas raízes são uniformes, de tamanho médio a longo, com coloração laranja intensa e textura macia. Além disso, apresenta resistência a pragas e doenças comuns em climas quentes.

– Cenoura híbrida Alice: se adapta muito bem ao clima quente e possui raízes cilíndricas e bem formadas. Sua cor laranja vibrante a torna uma excelente escolha para o mercado fresco. Além disso, é precoce, com ciclo de 85 a 100 dias, e resiste ao florescimento precoce.

Cenoura Suprema: conhecida por sua resistência ao calor e alta produtividade. Suas raízes são longas, lisas e de coloração laranja intensa, com uma textura crocante e sabor adocicado. Além disso, apresenta tolerância ao espigamento e resistência a diversas doenças.

Cenoura Híbrida BRS Paranoá: desenvolvida pela Embrapa, especialmente para cultivo em climas quentes. Apresenta alta resistência ao calor e suas raízes são longas, lisas e de coloração laranja intensa, com excelente uniformidade. Além disso, é resistente a doenças como a queima-das-folhas.

Sintomas de queima-das-folhas na lavoura de cenoura / Agnaldo Carvalho

Cenoura Nativa: possui alta tolerância a nematoide e raízes com alta qualidade interna e externa. É um material de verão com qualidade de cenoura de inverno.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis, e é importante lembrar que a escolha do híbrido certo depende das condições climáticas e do mercado local.

Produção mais sustentável

Existem várias práticas de manejo que podem ser adotadas para reduzir o uso de defensivos e promover uma produção mais sustentável, desde técnicas culturais, como rotação de culturas, ao uso de variedades resistentes.

O controle biológico, com o emprego de insetos benéficos, bactérias ou fungos que combatem pragas, tem sido satisfatório. Outra medida é o uso de controle químico integrado, com monitoramento inteligente da lavoura.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

QIMA WQS e QIMA IBD, reconhecidos globalmente como provedores de certificação de alimentos, agora estão unificados sob a marca QIMA

2

Brasil lidera crescimento dos biológicos, mas concorrência aumenta

3

“O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil, é um despertar”, diz presidente do Sebrae

4

Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025 está com inscrições abertas

5

Prêmio Região do Cerrado Mineiro 2025 abre inscrições com nova categoria para cafés mais doces

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem do WhatsApp de 2025-07-31 à(s) 10.54.21_af880497

QIMA WQS e QIMA IBD, reconhecidos globalmente como provedores de certificação de alimentos, agora estão unificados sob a marca QIMA

Divulgação

Brasil lidera crescimento dos biológicos, mas concorrência aumenta

Foto: Chat GPT/Campo & Negócios

"O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil, é um despertar", diz presidente do Sebrae

divulgação do Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025 está com inscrições abertas