Café x Sustentabilidade – Novas Regras

Novas regras de importação vêm sendo debatidas há meses, brasileiros acompanham as movimentações, já que 70% dos embarques são realizados pelos dois destinos.

Publicado em 14 de novembro de 2022 às 12h10

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 17h04

Acompanhe tudo sobre Café, Cafeicultura, Exportação, Regras, Sustentabilidade e muito mais!
Crédito Divulgação

Na última sexta-feira (4), o Parlamento Europeu aprovou uma série de restrições à importação de produtos agrícolas ligados a áreas de desmatamento. A medida, que foi aprovada por 453 votos e, entre os produtos citados, também está o café. Além da Europa, as atenções agora também se voltam para possíveis mudanças por parte dos Estados Unidos, principal parceiro comercial do Brasil.

O momento da aprovação pelo Parlamento Europeu vem com a mudança de visão internacional para os produtos brasileiros. Com a vitória nas urnas de Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva (PT), podemos observar a volta do país à pauta ambiental, algo que é explicitado com a declaração do Ministro de Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, que afirmou que o país voltará ao Fundo Amazônia motivado pela vitória do petista.

Vale destacar que quando se fala em Europa e Estados Unidos para o mercado de café, estamos falando também dos principais destinos das exportações brasileiras. Juntos eles representam mais de 70% do mercado. Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, a decisão do parlamento europeu vem de encontro com uma tendência mundial.

“Cada vez mais podemos observar a busca por produtos, no agronegócio, que tenham o selo de respeito ao meio ambiente. Desta forma, não é de se estranhar a decisão europeia e a notícia pode ser positiva para os produtores do agro brasileiro, que tem se empenhado, por meio da tecnologia e avanços no campo, na produção mais sustentável de seus produtos”, explica o executivo.

Os Estados Unidos há anos lideram o ranking de importadores do café brasileiro, de acordo com dados oficiais do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), no período entre janeiro e o fim de setembro, a importação foi de 5,853 milhões de sacas, volume 2,3% superior aos 5,721 milhões comprados no mesmo intervalo de 2021. Esse volume corresponde a 20,4% dos embarques totais do Brasil neste ano. Já a Europa representou 53% deste mercado no período.

“A importância do mercado europeu e do mercado norte-americano para o Brasil é clara. Desse modo, com qualquer tipo de alteração de regras nesses locais, os nossos produtores devem estar preparados para demonstrar que os nossos produtos são uma alternativa viável e sustentável”, afirma Pizzamiglio.

O Brasil tem avançado muito no que se refere às certificações. Como no vinho, o café é muito influenciado pelo terroir, a terra cultivada. Fatores como a variedade, o clima, o solo e o manejo vão influenciar nas características da bebida. A certificação de origem facilita essa conversa com o consumidor e, com isso, propicia um novo mercado. No Brasil, os consumidores estão buscando cada vez mais informações sobre o café.

“Mesmo com as regras estabelecidas na Europa e o debate nos Estados Unidos, o nosso produto tem uma qualidade comprovada e as certificações necessárias para poder ganhar ainda mais espaço no mercado internacional. Deste modo, temos toda a capacidade de continuarmos a ser o grande player no mercado global”, completa o executivo.

Sobre a Efficienza

A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional. A empresa se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional. A empresa é detentora de 4% do market share de Drawback e isenção no Brasil.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Visita técnica do 22° Encontro Nacional de Viveiristas destaca o que 32 anos de viveiro ensina: lições de resiliência e amor ao campo

2

Cacau de Rondônia se consolida como nova fronteira produtiva e atrai estudos em irrigação de precisão

3

Agro paulista registra superávit de US$16,8 bi nas exportações

4

Ital recebe o público neste sábado (18) com exposição, interações e visita guiada

5

Grupo Orion lança novo site com foco em usabilidade técnica e conteúdo estratégico

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Concurso de qualidade de cafés do sudoeste de Minas: evento de premiação reconhece finalistas

Imagem ilustrativa de soja/Embrapa Soja

Uso de herbicidas na produção de soja cresceu 2.274%, revela estudo

bayer (Médio)

Bayer apresenta lançamento e soluções integradas para maior produtividade na cafeicultura

Rebrota de um canavial de sequeiro (esquerda) e irrigado por gotejamento (direita) em agosto de 2025 / Divulgação

O uso da irrigação para minimizar os efeitos das queimadas nos canaviais