Café já ocupa terceira posição de cultura mais irrigada no país, afirma especialista na Fenicafé

O professor, Dr. André Luís Teixeira Fernandes - pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Uniube disse que a modalidade de cultivo cresceu muito nos últimos anos
Acompanhe tudo sobre araguari, Café, Fenicafé e muito mais!
Créditos Henrique Vieira

Na 25ª Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, o foco é voltado para a irrigação, apresentando ferramentas da cafeicultura, com ênfase no uso racional da água. Uma opção técnica de conhecimento específico na área de irrigação e também para divulgação de trabalhos técnicos. O simpósio faz parte da programação da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece até quinta-feira(18), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. 

Da abertura participaram o professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes – Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão – UNIUBE e sócio proprietário da C3 Consultoria e Pesquisa; Dr. Sílvio Carlos – presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID); Cláudio Morales Garcia, presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique Siqueira de Carvalho.

“A primeira Fenicafé, realizada em 1995, começou tímida, com um evento para cem pessoas, mas compareceram trezentas. Hoje recebemos visitantes de todas as regiões cafeeiras do estado. A irrigação nesta região ainda estava começando e tínhamos apenas cerca de quatro mil hectares de café irrigado naquela época. Ainda não saíram os números estatísticos exatos, mas estima-se que hoje cerca de 600 mil hectares de café são irrigados. A cafeicultura só perde para o arroz e a cana de açúcar”, detalha, dizendo que a tecnologia evoluiu muito.   

“Ao longo desses 29 anos de feira, percebemos a evolução da irrigação. Muito se deve à Fenicafé, que se tornou o maior evento da cafeicultura irrigada do mundo, que se preocupa muito com o conteúdo oferecido. Em edições anteriores, trouxemos palestrantes internacionais vindos de Israel, dos Estados Unidos. Já este ano, recebemos comitivas da Guatemala e Costa Rica que estão aqui para aprender mais sobre irrigação e aumento da produtividade. 

Segundo o pesquisador, pesquisas realizadas recentemente pela Fundação Procafé, mostram que a produtividade do café irrigado chega a ser 50% superior, quando se comparado ao cultivo seco. 

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a C3 Consultoria, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cultivo orgânico de pimentão

2

Como alcançar alta produtividade em batata-doce

3

Agricultores se equipam com recursos para otimizar irrigação em tempos de chuva 

4

Bastidores da ceia: como a saúde das aves garante a qualidade do frango e do peru que chegam à mesa do brasileiro 

5

Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Pimentão - Crédito: Shutterstock

Cultivo orgânico de pimentão

Divulgação

Soluções para sanidade animal reforça demanda da pecuária por diagnóstico rápido

Foto: Fernanda Duarte

Exportação de café do Brasil totaliza 36,9 milhões de sacas no acumulado de 2025

Divulgação Superbac

Biotecnologia avança no cultivo de trigo e amplia ganhos de produtividade