Café: Exportações de Conilon caem em janeiro, mas 24/25 caminha para o recorde

Em janeiro, o Arábica seguiu com um bom volume exportado, enquanto o Conilon teve forte recuo devido à menor oferta e demanda, à medida que compradores podem esperar a entrada da safra 25/26 para novas compras.
Acompanhe tudo sobre Café, conilon, Exportações e muito mais!

Em janeiro deste ano, as exportações totais de café do Brasil somaram 3,97 milhões de sacas, uma queda de 1,6% em relação a 2024. A redução foi principalmente nas exportações de Conilon, que caíram 28,9%, enquanto as de Arábica permaneceram praticamente estáveis, com leve queda de 0,3% no mesmo período.

Segundo Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets, a queda do Conilon pode ser atribuída à menor disponibilidade e possível retração da demanda, após exportações elevadas em 2024. No acumulado da safra 2024/25 (abril-janeiro), as exportações de café já somam 42 milhões de sacas, um aumento de 21,7% em relação à safra 2023/24.

Safra brasileira 2024/25 e expectativa para 2025/26

Na safra 2024/25, as exportações de café verde bateram recordes, com o Arábica atingindo 31,05 milhões de sacas (+15,3%) e o Conilon, 7,79 milhões de sacas (+58,6%) em relação à 2023/24. O crescimento do Conilon foi impulsionado pela menor oferta do Vietnã.

Ainda sobre a safra 2024/25, o Arábica ganhou participação na União Europeia e nos EUA, mas recuou na Ásia se comparada à temporada anterior. Já o Conilon teve alta nas exportações para a Ásia e UE, enquanto caiu nos EUA. Nos próximos meses, os embarques podem desacelerar devido à menor oferta e à proximidade da safra 2025/26, mas o ciclo deve manter recordes de exportação.

“A maior participação do Conilon no consumo global reduziu estoques ao menor nível da história, e a atual diferença de preços pode favorecer seu uso no blend nacional, o que limitaria as exportações no próximo ciclo. Assim, em 2025/26, esperamos inicialmente queda nas exportações de Arábica e Conilon, com menor produção do Arábica e arbitragem favorecendo o consumo interno do Robusta”, conclui a analista.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Torrãozinho: ameaça às lavouras de soja

2

Yuzu: você conhece esse limão?

3

Projeto Arroz de Baixo Metano vence prêmio global SBCOP na COP30, na categoria Sistemas Alimentares

4

Brasil exporta 4,141 milhões de sacas de café em outubro

5

Verticillium no tomate: como reconhecer e manejar a doença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Grãos de café tradicional e café especial lado a lado destacando diferenças

Brasil exporta 4,141 milhões de sacas de café em outubro

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Divulgação

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

Divulgação

Região do Cerrado Mineiro se prepara para celebrar a 13ª edição do prêmio que valoriza os melhores cafés de origem controlada do Brasil