Bt é ferramenta indispensável no controle de lagartas

Falsa medideira - Chrysodeixis includens, em soja - Crédito Edson Hirose

Publicado em 28 de julho de 2014 às 18h23

Última atualização em 28 de julho de 2014 às 18h23

Acompanhe tudo sobre Bacillus thuringiensis, Biológico, Controle biológico, Gestão, Lagarta, Nematoide e muito mais!

Alice de Sousa Cassetari

Engenheira agrônoma e doutoranda pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

alicecassetari@hotmail.com

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Falsa medideira - Chrysodeixis includens, em soja -  Crédito Edson Hirose
Falsa medideira – Chrysodeixis includens, em soja – Crédito Edson Hirose

(FAO), em 2050 existirão no mundo nove bilhões de pessoas. Para suprir a demanda por alimentos, os países deverão investir aproximadamente US$ 44 bilhões por ano na produção agrícola, cinco vezes mais do que os US$ 7,9 bilhões investidos atualmente. Com isso, a produção de alimentos deverá crescer 60%, valor apontado como necessário para que se atenda a demanda.

A produção agrícola em grande parte do Brasil é realizada em larga escala, com uso de tecnologias de ponta, sendo responsável por grande parte da matéria-prima de produtos industrializados produzidos em todo o mundo. Entretanto, apesar da grande importância da agricultura, esse setor sofre grandes problemas fitossanitários, como o ataque de pragas e doenças.

Desde a Revolução Verde, o controle de pragas que infestavam as culturas agrícolas passou a ser feito por meio de inseticidas químicos, sendo que os insetos se destacam por causar grandes prejuízos às lavouras.

Desequilíbrio ambiental

A utilização descontrolada de produtos químicos pode levar a danos tanto para os trabalhadores agrícolas, que manuseiam esses produtos, como para o meio ambiente e para a saúde do consumidor.

Nesse sentido, a conscientização da população sobre o uso incorreto de produtos químicos e os danos causados ao ambiente levou à busca por novas tecnologias de controle de pragas. A principal alternativa é o controle biológico, que é uma técnica aplicada para a redução da população de uma espécie-alvo que tem potencial de provocar dano econômico e combater plantas daninhas, patógenos de plantas, nematoides, entre outros.

Controle biológico

O Bacillus thuringiensis tem sido uma ferramenta indispensável às lavouras de grãos, sobretudo no controle das principais lagartas que atacam a cultura. Além de ser um manejo ecológico e ambientalmente correto, sua eficiência vem sendo comprovada dia a dia entre os produtores rurais.

Como desvantagem principal, destaca-se a maior suscetibilidade às condições ambientais, o que pode ser atenuado com o uso de boas formulações e os estudos para aplicação dos produtos, a fim de torná-los mais resistentes às condições ambientais e com maior tempo de prateleira.

Estudos apontam que os agentes biológicos que possuem atividade entomopatogênica são altamente eficientes, como o Bacillus thuringiensis (Berliner). Essa é uma bactéria de ampla distribuição geográfica, de ocorrência natural, específica para controlar insetos e que tem sido usada como base de vários produtos comerciais.

O Bacillus thuringiensis tem sido uma ferramenta indispensável para manter as lavouras livres de pragas
O Bacillus thuringiensis tem sido uma ferramenta indispensável para manter as lavouras livres de pragas

Vantagens

O B. thuringiensis tem proporcionado algumas vantagens aos agricultores, tais como o uso específico no inseto-alvo, o efeito não poluente ao meio ambiente, a inocuidade a mamíferos e vertebrados, assim como a ausência de toxicidade às plantas.

Essas bactérias estão associadas a um cristal proteico que contém endotoxinas. Tais toxinas causam disrupção e paralisia das células epiteliais do intestino médio (ventrículo) dos insetos, fazendo com que estes cessem a alimentação em poucas horas após a ingestão de alimentos contaminados pela bactéria.

Os produtos formulados a partir dessa bactéria apresentam baixa persistência no ambiente, o que, do ponto de vista ambiental, é muito vantajoso. São extremamente raros os casos de B. thuringiensis causando doenças em seres humanos.

Manejo

Para alcançar bons resultados com a aplicação de produtos contendo B. thuringiensis, o primeiro passo do controle biológico é o reconhecimento dos inimigos naturais da praga que está atacando a lavoura.

Esse artigo completo você encontra na edição de Julho da revista Campo & Negócios Grãos. Faça aqui a sua assinatura.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cacau brasileiro garante espaço em ranking mundial de excelência

2

Frota de caminhões no Brasil cresce 23% em dez anos: 70% do volume de carga do agro passa pelas rodovias

3

SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro

4

Desafios para o crescimento do mercado de bioinsumos

5

CropLife e USP abrem inscrições para quarta edição de curso de combate ao mercado ilegal no agro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Edna Santos

Três microrregiões concentram metade da produção nacional de algodão

Divulgação

Recorde histórico: 13ª edição do Prêmio Região do Cerrado Mineiro tem 714 inscrições

An amazing shot of a tractor working in a farmland

Plantio de soja 2025/2026 começa com clima favorável, mas cenário econômico e La Niña acendem alerta

Divulgação

Perigo à soja: capim pé-de-galinha ameaça produtividade e exige manejo estratégico