Publicidade

Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare

Mapeamento revela que tecnologia de precisão e rotação de culturas impulsionaram crescimento de 300% na produção em uma década.
Amendoim- Crédito: Pexels/Pixabay
Acompanhe tudo sobre Amendoim e muito mais!

Com o lançamento do livro “Mapeamento e Quantificação da Cadeia do Amendoim Brasileiro”, no último dia 3 em Ribeirão Preto/SP, a Associação Brasileira do Amendoim (ABEX-BR) reforça os dados que posicionam o Brasil entre as maiores potências mundiais do agronegócio: o país é o 3º mais eficiente do mundo em produtividade média de amendoim, atingindo 3,8 toneladas por hectare. 

O mapeamento, que revela um faturamento total de R$ 18,6 bilhões na cadeia produtiva, demonstra que o crescimento não é apenas em volume, mas em excelência técnica. A produção brasileira mais que triplicou entre as safras 2014/2015 e 2024/2025, avanço diretamente ligado à adoção de tecnologia no campo. 

“A alta produtividade, que nos coloca lado a lado com países como China e Estados Unidos, é um atestado da qualidade da nossa pesquisa e da capacidade do produtor brasileiro de aplicar inovações. Temos mais de 64% dos produtores utilizando agricultura de precisão, o que garante melhor aproveitamento do solo e maior rentabilidade. Este é o futuro sustentável do agronegócio”, explica Cristiano Fantin, presidente da ABEX-BR.
 

O estudo da ABEX-BR mostra que a eficiência se estende à gestão da cultura. O amendoim, enquanto leguminosa, é peça-chave na rotação de culturas, pois realiza a fixação biológica de nitrogênio no solo. Essa característica melhora a saúde da terra para plantios subsequentes, reduzindo a necessidade de fertilizantes e os custos para o produtor. 

Além disso, o livro detalha o modelo de “desperdício zero” da cadeia:

Publicidade
  • Exportação e Qualidade: O rigor no controle de qualidade (incluindo os protocolos de segurança de alimentos e a rastreabilidade) permitiu que o Brasil se tornasse o 2º maior exportador mundial de óleo de amendoim e o 4º em amendoim em grão, atendendo mercados globais exigentes.
  • Aproveitamento Integral: Subprodutos do processamento, como farelo e torta, são ricos em proteína e essenciais para a nutrição animal. Já a casca, que representa 20% a 25% do peso colhido, é convertida em pellets para biomassa e geração de energia.

Expansão e Diversificação Regional

Outro ponto de destaque é a diversificação geográfica da produção. O mapeamento revela crescimento de mais de 200% da área plantada em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

“O amendoim está se consolidando como cultura de segunda safra altamente rentável em novas fronteiras agrícolas. Essa expansão não só dilui os riscos climáticos e geográficos, mas também reafirma a versatilidade do amendoim no planejamento agrícola do país. Com os dados deste livro, temos a inteligência necessária para planejar a infraestrutura e o financiamento que essa nova geografia de produção exige”, conclui Cristiano Fantin. 

“Mapeamento e Quantificação da Cadeia do Amendoim Brasileiro” foi financiado pelo Núcleo de Promoção e Pesquisa (NPP) da ABEX-BR e já está disponível para consulta no site.

Publicidade

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Taxar a produção ou taxar a ignorância? Por que as “taxações do pecado” não se aplicam aos agroquímicos

2

Mais da metade do carbono orgânico armazenado no solo brasileiro está na Amazônia

3

Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare

4

Cebola no Brasil: mercado exige alta eficiência no manejo fitossanitário

5

Doenças iniciais da soja colocam em risco o potencial produtivo de toda a safra

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Amendoim- Crédito: Pexels/Pixabay

Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare

Figura 1 – Ferrugem asiática na soja (Phakopsora pachyrhizi)

Doenças iniciais da soja colocam em risco o potencial produtivo de toda a safra

Divulgação

Sipcam Nichino lança mistura herbicida exclusiva para manejo de plantas invasoras de difícil controle na cultura do milho

Soybean leaf with skeleton holes from insect damage. Agriculture pest, insect control, and plant defoliation concept.

Infestações de lagartas ameaçam até 40% da produtividade de milho e soja