Biotrop recebe certificado internacional por neutralizar 100% de suas emissões de carbono em 2024

Divulgação
Acompanhe tudo sobre Carbono e muito mais!

A Biotrop, líder em soluções biológicas e naturais para a agricultura, neutralizou 100% das 3.336 toneladas de carbono que emitiu em 2024, contribuindo diretamente para a redução do efeito estufa. Esse projeto de neutralização teve a credibilidade de registro e emissão na plataforma internacional de certificação de carbono da Organização das Nações Unidas (ONU).

“É um marco que reforça o posicionamento da Biotrop como empresa que alia inovação tecnológica no agronegócio com responsabilidade socioambiental”, comemora Aramis Camargo, Gerente de Sustentabilidade da Biotrop.

Líder no mercado de bioinsumos e entre o seleto grupo das 5% empresas mais sustentáveis do mundo pelo ranking EcoVadis, a Biotrop definiu estratégias para mitigar e neutralizar as emissões de carbono em toda sua cadeia produtiva, integrando a agenda de sustentabilidade em todas as áreas do negócio.

Entre as principais iniciativas, está a aquisição de energia no mercado livre de energia para garantir o consumo de fontes renováveis nas suas atividades, através da credibilidade de certificados I-REC (International Renewable Energy Certificate). A empresa também passou a adquirir créditos de carbono de um projeto de energia eólica localizado em Rio Grande (RS) para assegurar a neutralização de suas emissões remanescentes. Aramis pontua que a escolha por um projeto nacional não foi aleatória. “Esta escolha reforça o impacto local da Biotrop, que valoriza iniciativas que beneficiam diretamente o Brasil”.

A Biotrop também implantou sistemas de geração de energia solar em duas unidades industriais para reduzir significativamente a dependência de fontes externas, além de incentivar a utilização de biocombustíveis em sua frota de veículos.

Todas estas ações foram planejadas como resultado do inventário completo de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) realizado pela empresa. Este inventário considerou os escopos 1, 2 e 3 do GHG Protocol, que medem, respectivamente, as emissões diretas da própria empresa, indiretas pela compra de energia e indiretas na cadeia de valor. Vale ressaltar que a Biotrop também é Selo Ouro no GHG Protocol.

Com a conquista deste importante marco em sustentabilidade, a Biotrop comprova seu comprometimento com as metas globais de descarbonização e reforça a credibilidade junto a clientes, investidores, órgãos reguladores, e fortalece sua liderança como empresa inovadora e sustentável em um mercado cada vez mais atento às práticas ESG.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cultivo orgânico de pimentão

2

Como alcançar alta produtividade em batata-doce

3

Agricultores se equipam com recursos para otimizar irrigação em tempos de chuva 

4

Bastidores da ceia: como a saúde das aves garante a qualidade do frango e do peru que chegam à mesa do brasileiro 

5

Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Pimentão - Crédito: Shutterstock

Cultivo orgânico de pimentão

Divulgação

Soluções para sanidade animal reforça demanda da pecuária por diagnóstico rápido

Divulgação Superbac

Biotecnologia avança no cultivo de trigo e amplia ganhos de produtividade

No cenário global de commodities, a margem de lucro está na eficiência

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio