As florestas e o desenvolvimento sustentável

Quase 1,6 bilhão de pessoas no mundo, 21% da população mundial, depende das florestas para sua subsistência. Além disto, as florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos que vivem na Terra. Ainda assim, segundo dados da ONU, cerca de treze milhões de hectares de florestas são perdidos a cada ano, o equivalente a 85 cidades de São Paulo.

Publicado em 10 de maio de 2019 às 17h23

Última atualização em 10 de maio de 2019 às 17h23

Acompanhe tudo sobre Efeito estufa, Madeira, Silvicultura, Sustentabilidade, Traça e muito mais!

Autora

Mariana Schuchovski
Doutora em Engenharia Florestal e professora de Sustentabilidade para cursos de Pós-Graduação do ISAE Escola de Negócios
www.isaebrasil.com.br

Quase 1,6 bilhão de pessoas no mundo, 21% da população mundial, depende das florestas para sua subsistência. Além disto, as florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos que vivem na Terra. Ainda assim, segundo dados da ONU, cerca de treze milhões de hectares de florestas são perdidos a cada ano, o equivalente a 85 cidades de São Paulo.

Em crescimento, as florestas capturam dióxido de carbono da atmosfera, incorporando-o em suas células e tecidos vegetais, que são transformados em folhas, galhos, raízes e troncos. E neste complexo processo da fotossíntese, cria verdadeiros estoques de carbono, diminuindo a concentração de CO2 na atmosfera, o principal gás de efeito estufa, contribuindo para a redução das mudanças climáticas.

Desenvolvimento sustentável

Dada a grande importância das florestas para o desenvolvimento e o equilíbrio do planeta, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é inteiramente dedicado à vida terrestre.

Assim, o ODS 15 tem o foco de “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.

Quando vivemos nas grandes cidades, parece difícil estabelecer uma conexão com as florestas. Embora pareçam distantes, elas fazem parte da nossa vida em tantos aspectos, pois estamos cercados por inúmeros produtos de origem florestal: móveis, pisos, rodapés, portas, forro, telhado, lápis, papéis, dentre tantos outros. E até mesmo os que não são de madeira, pois provavelmente a utilizaram no seu processo produtivo.

Se por um lado os produtos florestais contam com certificações que atestam sua origem e o manejo sustentável de suas florestas, além de utilizarem matéria-prima renovável, esta não é a realidade da maioria de outros mercados.

Muitas pessoas se preocupam com a redução do uso de papel para impressão, por exemplo, mas não se dão conta de que seus principais hábitos de consumo, tais como roupas, produtos de higiene, carros, eletrônicos e alimentos, utilizam insumos não-renováveis e têm processos produtivos mais impactantes do que os da silvicultura e da indústria do papel.

Benefícios

Além dos produtos madeireiros, as plantações florestais e as florestas naturais promovem inúmeros benefícios diretos e indiretos ao planeta e a todas as suas formas de vida. As florestas contribuem para a conservação da biodiversidade, manutenção da fertilidade do solo e ciclagem de nutrientes, proteção de bacias hidrográficas, redução da poluição do ar e regulação do clima, além de serem fontes de plantas medicinais e de recursos genéticos.

Assim, o manejo sustentável das florestas e dos seus recursos desempenha um papel fundamental no combate às mudanças climáticas, na conservação da biodiversidade, na manutenção de comunidades e na longevidade de muitos outros mercados, contribuindo globalmente para uma sociedade mais próspera, resiliente e sustentável.

“21% da população mundial, depende das florestas para sua subsistência. Além disto, as florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos que vivem na Terra”

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

2

Dicas para fazer uma horta doméstica no feriado

3

Aquishow Brasil 2026 volta a Uberlândia (MG) para fomentar a piscicultura no Triângulo Mineiro e região

4

Fungo amazônico pode controlar doenças agrícolas e gerar novos antibióticos

5

Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

A rica biodiversidade da Amazônia é fonte de recursos estratégicos para novos insumos agrícolas e farmacêuticos, e produtos biotecnológicos de última geração. Foto: Felipe Rosa

Fungo amazônico pode controlar doenças agrícolas e gerar novos antibióticos

Após o término da reunião de colegiado que reúne 19 ministérios, a ministra Marina Silva e integrantes do Governo do Brasil concederam entrevista coletiva à imprensa no Palácio do Planalto. Foto: Rogério Cassimiro/MMA

Amazônia tem queda de 35% nas áreas sob alerta de desmatamento entre agosto de 2025 e janeiro de 2026

Fotos: Alexandre Amaral/Emater-MG

Silvicultura impulsiona produção na agroindústria e no campo

floresta-ibf-Telefone

Goiás anuncia plano para ampliar setor florestal e atrair novas indústrias