Armadilha para capturar bicho-furão

Ferocitrus Furão permite monitorar e controlar a presença do bicho furão no pomar, evitando aplicações desnecessárias e prevenindo infestações que possam causar prejuízos ao citricultor.

Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 11h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h38

Acompanhe tudo sobre Bicho-furão, Citricultura, Citros, Controle e muito mais!
Foto Esalq/USP

Os ataques de bicho furão e mosca das frutas foram as principais causas da queda de frutos na safra 22/23 de laranja, à frente de greening, leprose, pinta preta e cancro cítrico. Juntos, bicho furão e mosca das frutas foram responsáveis por 6,27% da queda de frutos, aumento de 11,5% em relação à safra 21/22, segundo dados do relatório da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

Para redução dos prejuízos, o monitoramento de pragas com armadilhas é um aliado importante dos citricultores. A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, oferece aos produtores rurais, a tecnologia Ferocitrus Furão, que permite o monitoramento da presença do inseto no pomar antes que ele cause danos.

Ferocitrus Furão consiste em um kit com uma armadilha delta e uma pastilha com feromônio atrativo do bicho furão. Instalada nos pomares de citros, a pastilha libera continuamente a substância química semelhante àquela produzida pelas fêmeas do bicho furão, que atrai os machos para o acasalamento. Ao entrar em contato com as paredes revestidas com cola da armadilha delta, as mariposas ficam presas, permitindo a contagem de insetos encontrados.

De acordo com o número de mariposas capturadas semanalmente, deve-se ou não entrar com o controle químico/biológico na área para controle da praga. Dessa forma, com a armadilha, evita-se aplicações desnecessárias e inicia-se o controle no momento adequado, impedindo atinjam o nível de dano econômico. Cada armadilha tem ação de 30 dias.

Os citricultores interessados em mais informações sobre a tecnologia do Ferocitrus Furão devem entrar em contato com a unidade da Coopercitrus mais próxima.

A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é uma das maiores cooperativas do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 39 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

TSV Sementes inicia nova fase com portfólio ampliado

2

Microverdes: sistemas de cultivo, colheita, custos e mais

3

Pragas e doenças no abacateiro: prevenção e controle

4

Celso Moretti, membro do CCAS e primeiro brasileiro a presidir o CGIAR, destaca o que o agro espera da COP30

5

Aspersores Plasbohn: eficiência e praticidade na irrigação de precisão

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-30_145124434

Pragas e doenças no abacateiro: prevenção e controle

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais