Área cultivada com bioinsumos cresce 50% na última safra

Resultados de estudo inédito do FGV Agro serão divulgados no Fórum Bioinsumos Brasil, que discutirá mercado, inovação e regulamentação do setor, em Brasília, dia 6
Acompanhe tudo sobre Bioinsumos e muito mais!
Divulgação

Estudo inédito do FGV Agro revelou crescimento de 50% da área cultivada com bioinsumos no país entre as safras 2021/22 e 2023/24. A pesquisa completa será apresentada no Fórum Bioinsumos Brasil, que será realizado no dia 6 de novembro, em Brasília (DF). O encontro, organizado pela CropLife Brasil (CLB), entidade que representa a indústria de pesquisa e desenvolvimento de bioinsumos, reunirá governo, academia e produtores rurais para discutir o papel dos produtos biológicos para práticas sustentáveis na agricultura.

O dado reforça o protagonismo brasileiro no ranking global de bioinsumos, que tem crescimento médio anual de 21%, quatro vezes superior à média mundial nos últimos três anos. O estudo do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas também trará os avanços e desafios para a expansão desse mercado, que registrou R$ 5 bilhões em vendas na safra 2023/24, de acordo com dados da CropLife Brasil, divulgados em junho deste ano.

A diretora de Bioinsumos da CLB, Amália Borsari, destaca a importância desse tipo de estudo para a profissionalização e desenvolvimento do setor. “Este trabalho reforça a importância da inovação e da ciência na agricultura sustentável. Os números que serão apresentados comprovam que o uso dos bioinsumos nas lavouras brasileiras é uma realidade, além do potencial do Brasil se tornar plataforma exportadora dessa tecnologia”, completa.

Sinergia de tecnologias e políticas públicas

Além do crescimento econômico do setor, o documento ressalta a sinergia entre bioinsumos e outras tecnologias agrícolas para o aumento da eficiência e produtividade no campo. Benefícios ambientais, como a melhoria da qualidade do solo e a promoção da biodiversidade, também são apontados como diferenciais da utilização do insumo como complemento no manejo integrado de pragas. O estudo ressalta a adoção de boas práticas agrícolas, da fiscalização e do controle de qualidade dos produtos biológicos agrícolas para garantia da segurança e eficácia da tecnologia.

Outro aspecto prioritário trazido no levantamento é sobre a criação de um ambiente regulatório transparente e seguro para investimentos e o desenvolvimento dos bioinsumos, com políticas públicas que incentivem a adoção, a pesquisa e o desenvolvimento no setor público e privado. “Essa pesquisa reforça a importância de olharmos para o futuro da agricultura, com foco nos desafios do planeta. E a sustentabilidade, sem dúvidas, é um deles,” complementa Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil.

Presenças

Na lista de palestrantes estão o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Goulart, o senador Zequinha Marinho (PODE-PA), os deputados federais Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP), Nilto Tatto (PT-SP) e Zé Vitor (PL-MG), os ex-ministros Aldo Rebelo e Roberto Rodrigues, além dos pesquisadores da Embrapa, Mariângela Hungria e Marcelo Morandi, e da produtora rural Ana Carolina Zimmermann.

Os debates serão mediados pela jornalista Giuliana Morrone. Os detalhes da programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site do Fórum Bioinsumos Brasil.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

2

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

3

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

4

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C

5

Jiffy: soluções sustentáveis e de alta performance para citros

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

Crédito Cristiano Soares de Oliveira

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C

Jiffy

Jiffy: soluções sustentáveis e de alta performance para citros