Andradina terá fórum para intensificar a produção de frutas com sustentabilidade

O evento visa incentivar a agricultura familiar com modelos de comercialização e diversificação de produção
Crédito Miriam Lins
Acompanhe tudo sobre Andradina, Fórum, produção de frutas, tecnologias sustentáveis e muito mais!

Neste mês, Andradina será palco do Fórum de Fruticultura, que visa incentivar a cadeia de produção de fruticultura na região, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor. O evento, que ocorrerá dia 5 de dezembro de 2024, das 8h às 16h, na Apta Regional de Andradina, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, reunirá pesquisadores, produtores e técnicos para um dia de palestras e troca de experiências.

Segundo o coordenador do encontro, pesquisador Humberto Sampaio de Araújo, da Apta Regional de Andradina, este é o terceiro evento realizado anualmente e de forma itinerante nos municípios da região de Andradina. O Fórum visa à capacitação profissional, democratizando o acesso à tecnologia tanto para produtores rurais quanto para técnicos. O evento também incentiva o maior uso de tecnologias para intensificar a produção de frutas e busca ampliar a aproximação com a comunidade.

A produção de hortaliças e frutas nos assentamentos rurais de Andradina é impulsionada por programas sociais como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Paulista da Agricultura Familiar de Interesse Social (PPAIS). Essas iniciativas têm como objetivo incentivar a agricultura familiar por meio da remuneração adequada e da distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Apoiados por órgãos de assistência técnica, esses programas têm fomentado um novo modelo de comercialização que envolve compras diretas dos agricultores familiares pelo governo. Isso viabiliza a diversificação da produção e garante a sustentabilidade da agricultura familiar. Encorajado por essas políticas públicas, o cultivo de frutas tem se intensificado na região Extremo Oeste do Estado de São Paulo, especialmente nos assentamentos rurais. Portanto, são cruciais o treinamento de técnicos e o incentivo a discussões que apoiem o desenvolvimento de ações para estimular a produção dos agricultores familiares.

O evento é realizado pela Apoio Rural, Fundação Itesp e Apta Regional de Andradina, com apoio da CATI, Secretaria de Agricultura de Andradina, Ponto Agrícola, Sakata e NaanDan.
A participação no Fórum de Fruticultura representa uma oportunidade única para se atualizar sobre as últimas tendências e inovações no setor, fortalecer redes de cooperação e contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

2

Manga Shelly: a variedade premium que conquista o mercado mundial

3

Tarifaço causa queda de 28% nas exportações da piscicultura brasileira no 3º trimestre

4

Brasil reforça protagonismo na olivicultura em encontro do Conselho Oleícola Internacional

5

Conexão Abisolo 2025 destacou pesquisa, inovação e sustentabilidade

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA