Aminoácidos – Aliados nas pulverizações do tomate

Os aminoácidos são componentes presentes em todas as plantas. Possuem concentrações e funções distintas, entre as quais estão a síntese de proteínas e diversas substâncias que regulam o metabolismo vegetal e também como ativador de metabolismos fisiológicos.

Publicado em 13 de maio de 2019 às 17h10

Última atualização em 13 de maio de 2019 às 17h10

Acompanhe tudo sobre Aminoácido, Bioestimulante, Fertirrigação, Nutrição, Tomate, Traça e muito mais!

Autor

Andres Felipe Gaona Acevedo
Engenheiro agroindustrial e doutorando Agronomia (Energia na Agricultura) – UNESP
Sueellen Pereira da Silva
Engenheira agrônoma e doutoranda em Horticultura na UNESP – Botucatu
sueelle_su@hotmail.com

Os aminoácidos são componentes presentes em todas as plantas. Possuem concentrações e funções distintas, entre as quais estão a síntese de proteínas e diversas substâncias que regulam o metabolismo vegetal e também como ativador de metabolismos fisiológicos.

É importante destacar que os aminoácidos atuam na absorção de nutrientes da planta, aumentando a eficiência da absorção e o transporte dos mesmos. As plantas produzem aminoácidos de forma natural, porém, devido a estresses ambientais na área agrícola, como excesso de chuvas, seca, ataque de pragas, entre outros, a quantidade de aminoácidos produzidos de forma espontânea acaba não sendo o suficiente.

Desta forma, os aminoácidos auxiliam na absorção uniforme de nutrientes pelas plantas, consequentemente, no maior aproveitamento das aplicações de fertilizantes foliares durante o ciclo da cultura, possibilitando maior eficiência na fase de crescimento ativo, melhor desenvolvimento e qualidade dos frutos e permitindo maior tolerância ao ataque de pragas e doenças.

A eficiência das pulverizações com o auxílio da utilização de aminoácidos pode chegar a 50%, contribuindo com a eficácia da aplicação do produto químico. A aplicação de aminoácidos em conjunto com fungicida auxilia na nutrição e vigor das plantas, podendo, assim, torná-las mais resistentes ao ataque de pragas e doenças. E, ainda, melhora a qualidade e aparência dos frutos.

Na dose certa

O objetivo do uso de aminoácidos na bioestimulação de culturas depende da composição, fonte e modo de aplicação destes compostos. Os bioestimulantes, baseados em aminoácidos, podem ser usados especificamente quando o vegetal sofre estresse. O uso atual mais difundido de aminoácidos é para mitigar os efeitos de altas e baixas temperaturas.

A aplicação de bioestimulantes como aminoácidos é feita quando as plantas estão sob fatores de estresse, a fim de evitar uma redução no desempenho. Ao selecionar um bioestimulante à base de aminoácidos, deve-se levar em consideração o objetivo da aplicação, a concentração de aminoácidos livres, o tipo de aminoácidos disponíveis e as quantidades específicas destes.

A dosagem recomendada para o tomate é de 150-250 cc/hl (foliar) e 4-5 L/ha (fertirrigação), com repetições a cada 15 dias.

Manejo

Praticamente todos os aminoácidos têm uma boa absorção, tanto via foliar (através da folha) quanto na fertirrigação – usar uma ou outra forma de aplicação dependerá do aminograma. Se quisermos estimular a produção de raízes, a aplicação recomendada é via irrigação e usando aqueles aminoácidos que contêm em seu aminograma metionina e arginina.

Se é procurado para melhorar a floração e posterior desenvolvimento adequado da fruta, é aconselhável fornecer via foliar e alto conteúdo em ácido glutâmico, hidroxiprolina e glicina.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Brasil passa a ter banco nacional de antígenos e vacinas contra febre aftosa

2

Soluções para sanidade animal reforça demanda da pecuária por diagnóstico rápido

3

Exportação de café do Brasil totaliza 36,9 milhões de sacas no acumulado de 2025

4

Famílias do Vale do Jequitinhonha cultivam espécies biofortificadas de batata-doce, ricas em vitamina A

5

Créditos de água fortalecem a preservação ambiental na Caatinga

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-1---Produtores-familiares-do-Vale-do-Jequitinhonha-iniciam-plantio-de-feijao-milho-batata-doce-biofortificada-e-outras-culturas

Famílias do Vale do Jequitinhonha cultivam espécies biofortificadas de batata-doce, ricas em vitamina A

image

Arquitetura compacta, bom pegamento e uniformidade dos frutos impulsionam a produtividade do tomate

Imagem do WhatsApp de 2025-12-01 à(s) 09.09.04_9f7ea3bd

Perdas pós-colheita da cebola: o papel estratégico das caixas plásticas retornáveis

Foto Divulgação Abrafrutas

Fim do tarifaço traz alívio para o setor HF após queda em volume e nos preços de exportações aos EUA