Amendoim dobra a produção nos últimos anos

Nos países desenvolvidos, a maior procura pelo grão está relacionada à tendência da substituição de proteínas de origem animal por aqueles de origem vegetal, o que inclui leites e queijos vegetais. O amendoim também é consumido como lanche e em dietas ricas em proteína.
Peanut isolated. Peanuts on white background. Group of peeled and unpeeled nuts. Full depth of field.
Acompanhe tudo sobre Amendoim, Grãos e muito mais!
Foto: Shutterstock

Qual planta desempenha um papel fundamental na alimentação humana, na indústria e no agronegócio? Se você mencionou o amendoim, está correto. Este grão, nativo da América do Sul, desempenha um papel crucial na garantia da segurança alimentar, sendo amplamente consumido globalmente devido ao seu alto teor de proteínas, vitaminas e minerais.

Os derivados do amendoim possuem uma ampla gama de aplicações. Seu farelo é destinado à indústria de alimentos para animais, enquanto a casca do grão é utilizada na fabricação de fertilizantes. Por sua vez, o óleo é um componente comum em loções, sabonetes e produtos para cuidados com a pele.

Usos do amendoim

Crédito cZapp

Tendências de consumo

Segundo dados fornecidos pelo USDA, a demanda pelo produto segue em alta. Só na China, maior produtor e consumidor mundial, o consumo per capita passou de 7,3 quilos em 2009 para 13 quilos em 2023.

Quase toda a produção é voltada ao consumo humano, sendo que metade é transformada em óleo para a culinária. O aumento da renda per capita na China, que passou de cerca de 22 mil yuans em 2015 para 36.883 yuans em 2022, segundo o escritório nacional de estatísticas chinês, é considerado um dos principais fatores da alta do consumo.

Nos países desenvolvidos, a maior procura pelo grão está relacionada à tendência da substituição de proteínas de origem animal por aqueles de origem vegetal, o que inclui leites e queijos vegetais. O amendoim também é consumido como lanche e em dietas ricas em proteína.

Produção

O aumento da demanda pela leguminosa vem aumentando a procura dos produtores rurais pela commodity. Em 2023, a produção mundial chegou a 50,4 milhões de toneladas, 22% a mais do que em 2015, segundo o USDA.

Em primeiro lugar, temos a China com quase 19 milhões de toneladas de produção em 2023, seguido pela Índia com 6,4 milhões de toneladas. E anda em 10º lugar, o Brasil, que vem subindo na posição.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o estado de São Paulo é um dos principais produtores de amendoim do país, respondendo por mais de 90% da produção nacional e a área plantada está em torno de 180 mil hectares. A produção saltou de cerca de 350 mil toneladas em 2014 para 890 mil toneladas em 2023, mais que dobrando.

E a expectativa é de expansão, com 10% de aumento da área plantada neste ano. Resultado das boas perspectivas do preço do grão e da demanda internacional – o preço médio do amendoim no estado de São Paulo está 20% acima do mesmo período do ano passado.

Evolução tecnológica e produtiva

Ao longo das décadas, relata Renata Martins Sampaio, pesquisadora científica do IEA, a produção de amendoim em São Paulo passou por significativas transformações tecnológicas.

Desde os anos 2000, foram incorporadas inovações como cultivares de porte rasteiro, mecanização do plantio e colheita, secagem artificial e armazenamento em ambiente controlado. “Essas mudanças contribuíram para aumentar a produtividade média, que passou de 3.375 kg/ha no período de 2014 a 2018 para 3.625 kg/ha no período de 2019 a 2023”, assinala.

De acordo com a pesquisadora, além do aumento na produtividade, as inovações tecnológicas também melhoraram a qualidade do produto final. O amendoim brasileiro, tanto em grão quanto em seus derivados, atende aos padrões exigentes do mercado nacional e internacional.

Do Brasil para o mundo

As exportações de amendoim vêm aumentando a cada ano. Entre 2019 e 2023, o volume exportado subiu 49%, indo para 307 mil toneladas, o que deixa o Brasil perto dos cinco maiores.

Fonte Comex

No último ano, a União Europeia fez algumas mudanças significativas em relação ao amendoim brasileiro, com a eliminação da necessidade de uma certificação oficial e também reduziram os requisitos de controle para este produto.

As avaliações técnicas e auditorias realizadas durante o ano de 2022 mostraram uma melhoria significativa no controle de aflatoxina, o que influenciou positivamente a decisão dos países europeus. Essas medidas são cruciais, considerando que a Europa é um dos principais destinos das exportações do Brasil. A Holanda se destaca como o terceiro maior importador de amendoim brasileiro, logo após a Rússia e a Argélia.

Perspectivas de mercado

Apesar dos desafios, as perspectivas para o mercado de amendoim em São Paulo são positivas. A demanda interna tem se diversificado, com novos produtos, como pasta de amendoim e itens voltados para o mercado fitness ganhando espaço.

Além disso, as exportações, principalmente de grãos e óleo de amendoim, têm mostrado crescimento, impulsionadas pela busca por qualidade e pela abertura de novos mercados, como o chinês.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

2

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

3

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

4

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

5

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

imagem_2025-07-01_130308573

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

Foto: Freepik

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

Análise de solo em laboratório mostrando matéria orgânica

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono