AgroBrasília é vitrine e impulso para o agro

Além de espaço para negócios, a AgroBrasília, retoma seu formato presencial sem abandonar o digital, uma vitrine da agricultura do Planalto Central, o celeiro do Brasil.

Publicado em 11 de abril de 2022 às 13h36

Última atualização em 11 de abril de 2022 às 13h36

Acompanhe tudo sobre Agrobrasília, Evento, feira agrícola e muito mais!
Crédito Divulgação

A Feira ocorre de 17 a 21 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, uma das maiores regiões rurais do Distrito Federal, a cerca de 70 km de Brasília. Tendo como área de abrangência o Centro-Oeste, Minas Gerais e alguns outros estados, a AgroBrasília segue com seu objetivo de levar ao campo as tecnologias, os sistemas e os processos mais modernos do mercado.

Altos índices de produtividade, maiores que a média nacional, e uso intensivo de tecnologia são alguns dos fatores que explicam como o Planalto Central alcançou a posição que ocupa no agro hoje. Os estados do Centro-Oeste e Minas Gerais possuem cerca de 35 milhões de hectares de soja, milho, feijão, arroz, trigo, algodão. Além do cultivo de grãos, existem plantios de verduras, frutas, flores, a maior área irrigada da América do Sul (mais de 250 mil ha sob pivô central), e rebanhos suínos, de aves, ovinos, caprinos.

Em cada hectare desse polo são colhidos cerca de 4,3 mil quilos, o que configura a maior produtividade do País. A produção total deve ser de aproximadamente 150 milhões de toneladas, o equivalente a 55% do total da safra do País em 2021/2022, estimada entre 260 e 265 milhões de toneladas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O crescimento previsto pode ser de até 4% em relação à safra total de 2020/2021.

Mesmo dentro dessa região tão destacada, o Distrito Federal consegue se sobressair pela ainda mais alta produtividade. A área de plantio é de quase 165 mil hectares, pouco diferente da que havia na safra 2020/2021. No entanto, a produtividade aumentou nesta safra 2021/2022, alcançando quase 4,8 mil kg/ha, a segunda maior do Brasil. O total da colheita deve ficar entre 800 e 900 mil toneladas, o que representa crescimento, tendo em vista que a safra 2020/2021 ficou em torno de 700 mil toneladas.

Além de vitrine, a Feira é impulso para o agro. Para o seu presidente, Ronaldo Triacca, a AgroBrasília contribuiu para o desenvolvimento da região, ao prover a pequenos e médios produtores o acesso a mais tecnologias. “Esses agricultores não frequentavam as feiras mais tradicionais. Assim, agregar esses segmentos resultou em ganhos tecnológicos, de conhecimento, e sociais, que podem ser aferidos na maior produtividade das propriedades de todo o Planalto Central, maior renda para o produtor, incremento na gestão das empresas rurais, maior empreendedorismo. Estamos em uma região muito forte, que é reflexo também da Feira”, avalia.

A AgroBrasília é realizada com apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Reversão das taxas impostas sobre os cafés do Brasil pelos EUA

2

PHC apresenta tecnologia sustentável para ganho de produtividade no CEPA FARM MS

3

Saca de café do Cerrado Mineiro é vendida por R$ 200 mil e quebra recorde nacional

4

Tipos de pera: cultivo, características e potencial no Brasil

5

Protetor solar para melancias existe?

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Integração Lavoura-Pecuária - Crédito Equipe Cocamar Divulgação

Estratégias de ILPF para enfrentar extremos climáticos são tema do Dia de Campo ILPF 2025 em Iporã

Arquivo

UNICA defende início imediato da transição com combustíveis sustentáveis na COP30

plantação de Abacate Margarida

Abacate Margarida leva mais produtividade pra lavoura

Divulgação
Tema central é voltado à inovação para uma agricultura regenerativa e de baixo carbono

12º AgTech Day destaca inovação e sustentabilidade no agro em Piracicaba (SP)